Geração Y


Segue um raciocínio cru, não trabalhado, que fiz sobre um conjunto de temas que me pediram para discutir. Fica como ponto de partida para qualquer coisa que eu possa vir a fazer nesta área.

Instruções

Pense por um instante nas pessoas da Geração Y, e a partir de cada característica aponte os comportamentos ou atitudes que você considera que os representa.

Pergunta 1

Característica: Autonomia

Resposta

Têm uma autonomia grupal que se baseia na facilidade com que estabelecem associações, devido à diversidade de meios de comunicação que têm ao seu dispor.

Pergunta 2

Característica: Abertura emocional e intelectual

Resposta

Têm acesso a mais informação e mais rapidamente do que as gerações anteriores tinham. Mas não creio que por esse motivo tenham maior abertura emocional ou intelectual que as gerações anteriores.

Pergunta 3

Característica: Inclusão

Resposta

A inclusão é uma questão educacional. A minha experiência diz-me que essa questão não depende do acesso a mais ou menos informação, mais ou menos rápida. Continua a haver excluídos, as novas gerações continuam a excluir outros indivíduos ou grupos.

Pergunta 4

Característica: Liberdade de expressão

Resposta

A Internet apresenta-se como um canal onde, aparentemente, é possível expressarmo-nos livremente sem receio de punições mesmo quando podemos estar a ofender outros, ou a infringir regras de boa educação ou comportamento, apesar disto não ser verdade. Esta perceção prende-se com o facto de poder haver falhas ou lacunas na regulamentação do uso e do comportamento enquanto utilizador da Internet.
Sendo a Internet um canal preferencial da comunicação da geração Y, e havendo esta sensação de mais liberdade de uso que noutros canais, penso que isto facilita e fomenta a liberdade de expressão nesta geração.

Pergunta 5

Característica: Inovação

Resposta

É mais comum ver a inovação provir das gerações mais novas do que das mais antigas. Os motivos podem ser diversos, eventualmente: as gerações mais antigas são mais acomodadas e conservadoras, as gerações mais novas têm menos responsabilidades e mais energia.

Pergunta 6

Característica: Preocupação pela maturidade

Resposta

Talvez eu tenha uma visão conservadora relativamente a este aspeto (a preocupação pela maturidade), mas na minha opinião as gerações que não passam por situações difíceis na vida não ganham maturidade. E as novas gerações têm vivido num ambiente muito protegido, portanto vão ganhar maturidade mais tarde que as gerações anteriores.

Pergunta 7

Característica: Necessidade de investigar

Resposta

A necessidade de investigar é transversal a todas as gerações. Existem bons investigadores em todas as gerações. Não creio que seja uma caraterística específica da geração Y.

Pergunta 8

Característica: Sentimento de imediaticidade

Resposta

O sentido de imediatismo na geração Y pode advir do hábito de uso de meios de comunicação de resposta imediata: o email ao invés do fax ou carta, as aplicações informáticas de comunicação instantânea, etc.

Pergunta 9

Característica: Sensibilidade ao interesse corporativo

Resposta

Os indivíduos da geração Y, se por um lado criam bastantes laços virtuais entre si, porventura criarão menos laços físicos e reais, pelo menos percentualmente, do que as gerações anteriores.
A sensibilidade ao interesse corporativo – ao interesse do grupo – pode ser desenvolvida e consolidada num ambiente virtual? E tem efeitos duradouros? Não consigo responder.

Pergunta 10

Característica: Autenticidade e confiança

Resposta

Penso que os aspetos de autenticidade e confiança são independentes da geração; são independentes dos meios de comunicação que utilizam e da quantidade de contactos e relações que estabelecem.

Pergunta 11

Característica: Poder de compra

Resposta

Até ao ano de 2008, o aparente crescimento económico poderia levar a pensar que o poder de compra das novas gerações era superior ao das gerações anteriores, uma vez que tinha vindo a crescer consistentemente nas últimas 5 ou 6 décadas. Mas nos últimos 4 anos, particularmente em Portugal, esse crescimento inverteu-se drasticamente. E provavelmente vai piorar. O poder de compra das novas gerações está intimamente ligado à saúde da economia de cada país.

Pergunta 12

Característica: Importância do Jogo

Resposta

A geração Y, em geral, está muito mais ligada ao uso de jogos digitais do que as gerações anteriores. É provável até que sintam os jogos digitais como uma componente da sua vida, o que não acontece certamente com as gerações anteriores.


2 comentários a “Geração Y”

  1. No meu browser (Firefox) não se percebe nada, está tudo desalinhado e fora do sítio, por cima de outras coisas..
    Ilegível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *