Infelizmente os meus pessegueiros foram infestados por Taphrina deforms, ou lepra do pessegueiro. Procurei na net@ uma solução ecológica para evitar ter que usar químicos marados que me envenenassem o terreno. Aparentemente há uma solução muito simples para o problema: sumo de limão com água.
O sumo de um limão misturado em 10 litros de água e aspergido sobre as folhas do pessegueiro parece ser uma solução para o problema. Vou experimentar e depois digo qualquer coisa.
Uma outra cura preventiva para o problema parece ser colocar um saco de rede com cascas de ovo pendurado no pessegueiro antes da floração. No próximo ano experimento isso. Eis o que eu saquei deste sítio:
- Colocar várias cascas de ovos dentro de um saco de rede (eu utilizei um daqueles que traz cebolas, que se vende no mercado). As cascas dos ovos cozidos não servem! Pendurar o saco no pessegueiro; e tentar mudar as cascas dos ovos uma vez por mês… ou trimestralmente…para quem come poucos ovos… Convém também esmigalhar um pouco as cascas.
- Plantar cebolinho ou alho dentro da área do pessegueiro.
- Estrumar a terra à volta do pessegueiro (abrir um buraco aí de um palmo de fundo, e afastado do tronco também um palmo).
- Eliminar os frutos doentes. As folhas logo que caídas devem ser destruídas (contentor do lixo ou queimar. Nunca para compostagem).
- Colocar na terra junto das raízes “pedaços” de cobre (fios, canos, etc). «Ao fim de dois anos a doença terá desaparecido de vez»
- Idem com o zinco: colocar pequenos pedaços à beira das raízes (normalmente as caleiras são de zinco?).
- Estas mezinhas também servem para as nectarinas, ameixoeiras e cerejeiras.
- «Só os tratamentos preventivos é que são verdadeiramente eficazes. Logo que os rebentos das folhas se abrem, já é tarde para tratar.»
Deixe um comentário