Passei a tarde a instalar a micro-rega nos tubos verticais dos morangueiros.
Quando a Maria me mostrou a solução dos tubos verticais de morangueiros que encontrou na net achei uma ideia fabulosa. Não pensei em mais nada a não ser copiar a ideia. Um mês depois, tinha oito tubos com 26 morangueiros cada um, num total de 208 morangueiros, retirados dos canteiros do nosso jardim.
Para quem não sabe, e eu não sabia, o morangueiro é uma praga. Plantámos 3 morangueiros há 3 anos e agora temoa cerca de 250 morangueiros nascidos dos três originais.
Depois de colocar os 208 morangueiros nos tubos verticais percebi que ia ter um problema: a rega. Como é que se rega um tubo com um metro e vinte de altura com morangos espalhados por toda a altura do tubo? Se rego muito a partir de cima, os morangueiros de cima ficam encharcados e os do meio e os de baixo não apanham água. Se coloco água no prato, em baixo, só os de baixo é que são regados.
Pensei durante alguns dias e imaginei algumas soluções. Implementei a solução mais viável: furei o tubo na vertical em quatro pontos e inseri uma micro-mangueira com um aspersor na ponta para limitar a quantidade de água fornecida. No topo coloquei um dispensador gota-a-gota. os micro tubos estão todos ligados a um tubo com maior diâmetro que vou alimentar com um temporizador. Et voilà! Fotos brevemente.
Deixe um comentário