Terminei. Foram quase 18 horas a fazer a troca de hardware. O maior problema foi a criação de mais um RAID 1 com discos de 2TB, que demorou 10h a construir. Os outros RAID foi só colocá-los no sítio certo da nova máquina e arrancaram à primeira. Viva o Linux!
Mas enquanto o novo RAID (que está a ser usado para os discos virtuais das MVs) estava a ser construído, descobri que o RAID que faz o arranque da máquina estava com problemas: um dos discos tinha sido removido, não sei porquê. Como era um disco do RAID de boot, a operação de correção do RAID teve que ser feita a partir de outro Sistema Operativo. Tive que esperar que a construção o novo RAID 1 terminasse para arrancar com o CD do Knoppix e fazer aí a operação de correção. Removi o disco problemático e adicionei-o outra vez. Ficou bom.
Outro problema que atrasou o processo foi a motherboard ser demasiado “inteligente”. A MB verifica a velocidade de rotação do dissipador de calor do CPU e, caso seja muito baixa, dá erro e dificulta o acesso à BIOS (o ecrã fica a cintilar). Ora como o dissipador que eu comprei é um monstro cheio de tubos, arrefece tão eficientemente, que a ventoinha está sempre a baixa velocidade.
Tive que esperar que a máquina aquecesse, para conseguir um ecrã estável (sofrível) na BIOS, de forma a pedir à BIOS para ignorar a velocidade da ventoinha. Foi demorado.
Deixe um comentário