Para quem gosta de dinheiro – e quem não gosta? – aqui vai a lista dos gajos com mais dinheiro e das suas histórias. Como sabem, o establishment procura convencer-nos de que o gajo mais rico do mundo é o bill das gaitas. Porquê? Porque é um gajo inteligente e fez fortuna com mérito próprio. Isso é simpático e faz bem à mente do povo e à estabilidade da sociedade. Quer dizer: transmite uma ideia de que na base da distribuição do dinheiro está uma qualquer meritocracia, ou seja, legitima-se a posse do dinheiro por quem o tem de facto.
Porque detestamos loiça por partir, aqui vai uma outra opinião sobre o assunto. Os nossos media só têm olhos para o bill da gaita. Porque será? Porque o mundo “civilizado”, UE e USA, quer acreditar que tem o planeta na mão. Más notícias: esse mundo civilizado só tem 4 homens nos primeiros 10 mais ricos. Os 10 mais ricos são: 4 indianos, 1 russo, 1 mexicano, 1 sueco, 1 alemão e 2 americanos.
Aparentemente o mundo civilizado precisa ou gosta de acreditar que a tecnologia e o conhecimento são o caminho da riqueza. Más notícias: das 10 maiores fortunas apenas 1 se pode atribuir a uma contribuição tecnológica, precisamente a do gaitas. Afinal a contribuição inovadora e tecnológica nunca fez ninguém rico, pelo menos nos últimos tempos. Afinal, alguém nos andou a mentir.
Aqui vai a lista dos 10 mais ricaços, por ordem decrescente de riqueza, segundo a Forbes: Warren Buffett, Carlos Slim Helu, Bill Gates, Lakshmi Mittal, Mukesh Ambani, Anil Ambani, Ingvar Kamprad, KP Singh, Oleg Deripaska e Karl Albrecht. Pronto, agora vejamos o mérito das criaturas.
1 – Warren Buffet. Americano. A fortuna do homem sextuplicou durante o último ano. É caso para perguntar: onde é que andou o home esses anos todos? Atão o home andou a perder-se, coitado. Se aumentou a fortuna de 6 vezes num ano também podia (?) tê-lo feito nos outros (77) anos. Nesse caso, só nos últimos 10 anos a sua fortuna teria aumentado de 6 milhões de vezes, ou seja, poderia comprar a Terra toda e talvez a Lua. É caso para dizer: alguma coisa se deve andar a passar. Talvez alguma coisa se deva andar a passar que não se passava antes. Será que o home andou a comprar cereais? Parece que nem assim. De qualquer forma, ninguém se queixa, portanto, por mais esquisito que seja o que o homem faz só pode mesmo ser legal.
2 – Carlos Slim. O homem era amigo do presidente do México. Ganhou o monopólio da PT lá do sítio. Encheu-se de dinheiro. Só isso.
3 – Bill Gaitas. Inteligente. Humilde. Dá dinheiro às boas causas. Deixa o povo piratear o windows e o office e finge que não vê. Bom rapaz.
4 – Mittal. O indiano que comprou toda a siderurgia alemã e não só. Conquistou um monopólio ou quase no mundo do metal do qual depende tudo desde a construção de carros, edifícios, maquinarias, etc., até à miserável torradeira. Tudo. Em resumo: comprou uma indústria velha e que ninguém queria e fez dela um poderoso/perigoso monopólio do qual todas as indústrias a jusante estão dependentes. Estão fodidos com ele. Da wikipedia: Employees of Mittal have accused him of “slave labour” conditions after multiple fatalities in his mines
5 e 6 – Os dois irmãos Ambani. Indianos. Em 1962 a família vivia toda numa casa com um quartinho. A fortuna da família começou nos texteis: roupa, um produto da idade da pedra. Depois arranjaram uma licença do governo para uma fábrica de um dimetil qualquer coisa (outro dimetil qualquer coisa tinha feito o Bhopal). Fizeram a fábrica e ficaram mais ricos. Ambos continuam ligados à indústria indiana. Uma indústria feita de atropelos ambientais e de mão-de-obra barata em condições deploráveis.
7 – Ingvar Kamprad . Sueco. O homem da IKEA. Móveis. Alguém acredita que móveis é alta tecnologia? Só se for a alta tecnologia dos candeeiros e das mesas de cabeceira. Um merceeiro.
8 – KP Singh. Indiano. Um especulador imobiário. Normalmente são gajos que compram terrenos que não valem nada e que têm um “amigo” que lhes põe um aeroporto ou um metropolitano lá ao pé. Nos países mais selvagens os governos limitam-se a expulsar os pobres desses sítios e a entregá-los aos ricos.
9 – Oleg Deripaska. Russo. Casou com uma gaja do clã Yeltsin. Enriqueceu a partir de nada. Da amizade de Ieltsin, provavelmente.
10 – Karl Albrecht. Alemão. O homem do Continente lá do sítio. Grande intelectualidade. Um merceeiro.
Deixe um comentário