Novidades sobre o Linux


Estive a instalar o Slackware 11 beta em várias máquinas.

As novas versões do kernel 2.6 reconhecem, sem necessidade de drivers extra:

  • discos externos firewire,
  • discos Sata,
  • memórias USB,
  • placas wireless,
  • etc.

Mas há uns problemas com os sistemas de ficheiros:

  • o Reiserfs funciona bem, deixa instalar o lilo (Linux Loader) na root partition,
  • o Xfs já não: tem que se instalar o lilo no MBR

Como numa das máquinas precisei de RAID 1 por software, instalei o lilo manualmente e tive problemas com o xfs. Alguém sabe como mandar o lilo para o mbr em consola?

Desisti e voltei a usar o Reiserfs, que funciona bastante bem. Para quem não conhece, estes sistemas de ficheiros são organizados em árvore binária, o que permite pesquisas a velocidades exponencialmente mais rápidas do que sistemas lineares. Por exemplo, se tivermos 1000 ficheiros no disco, uma pesquisa linear demora em média 500 unidades de tempo, e uma binária demora 10. Com um milhão de ficheiros, o linear demora 500.000 e o binário demora 1000. Comparar Linux com Windows, neste aspecto, é comparar o Chelsea com o Almada AC.
E além disso são transaccionais, tolerantes a faltas. O Windows Vista, 10 anos depois do Linux, vai ter um sistema de ficheiros assim.
Com o novo Slack acabaram-se os problemas, que tive há uns meses, de dificuldades com máquinas multiprocessador e 4GB de memória.

,

2 comentários a “Novidades sobre o Linux”

  1. É espantosa a evolução que o Linux tem sofrido, cada vez mais o processo de instalação é intuitivo e fácil. O ambiente gráfico (seja o KDE ou Gnome ou outro qq) também está muito avançado, existem aplicações para fazer tudo e mais alguma coisa… e não precisamos de pagar por elas! Só não muda para Linux quem não quer…

    Em relação ao hardware confirmo que ao instalar o Suse 10.1 tb reconheceu tudo (incluindo impressora, scanner e placa de tv). No caso do Suse onde me desapontou foi no XGL, pensei que era uma funcionalidade “Out of the box” mas afinal tem de se inventar um bocado e no meu caso como tenho uma placa da ATI a coisa correu mal 😐 de resto está bem e recomenda-se.

    Mandar o LILO para o mbr a partir da consola… não estou a ver, os Boot Loaders nunca foram o meu forte já tive uns problemas com o Grub e passei as passas do algarve para alterar aquilo…

    Em relação ao Vista… era suposto sair com o WinFS mas acabaram por excluir isso do desenvolvimento… espantoso é como a comunidade Open Source consegue criar soluções mais eficazes do que equipas gigantes como as da Micro$oft…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *