o bilião

A UE precisa de um trilião, à americana. Precisa de 1 bilião de euros, em português. Um milhão de milhões de euros. Seiscentos mil milhões de euros para a Itália e o restante para os outros. No total, duzentos mil milhões de contos. Para evitar o default. Para desenrascar, provisoriamente, o serviço da dívida dos países endividados.

Nos nossos merdia é fácil encontrar solução: o problema é a Alemanha que não colabora. É o que nos dizem o Freitas do Amaral, o Mário Soares e mais uns tantos. São as soluções de quem não percebe nada de números. Quanto menos se percebe de números mais fácil é encontrar solução.

Os números são fáceis de explicar. A população da Alemanha é de 100 milhões de habitantes, muito menos que a dos países em default. O PIB per capita da Alemanha é 40 mil dólares. Muito para os portugueses (20 mil dólares) e para os gregos (27 mil dólares), mas não tanto para os espanhóis (30 mil dólares) ou italianos (35 mil dólares). A Alemanha não é o potentado que nos querem fazer crer e não consegue absorver um choque deste tamanho.

Há alguns meses que os opinion merdas nos querem convencer que o incumprimento no pagamento da dívida é o fim do euro e da UE. Como se fosse tudo a mesma coisa. Há cerca de um mês que os opinion merdas começaram a falar de salvar o euro para evitar a guerra na europa. Aparentemente, um disparate sem sentido. Os opinion merdas parecem histéricos em torno do incumprimento da dívida.

Os credores sabem que os PIIGS não têm forma de pagar a dívida. Querem pois transferir a dívida para o contribuinte alemão. São 2 mil contos de dívida para cada alemão, homem, mulher ou criança. Os opinion merdas querem transformar uma dívida que não conseguimos pagar aos credores numa dívida que não conseguiremos pagar ao contribuinte alemão. Não precisamos que isso aconteça. Isso sim, é uma ameaça à existência da UE e à paz na europa.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “o bilião”

  1. Avatar de OMandelinhaDaDamaia
    OMandelinhaDaDamaia

    Inflação ou guerra!
    Inflação ou fome!

    Abaixo a fome!
    Abaixo a guerra!

    Viva a inflação.

    Que se lixem os credores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *