Mais 1400 milhões de contos. Desta vez para o BCP e para o BPI. Sete mil milhões de euros, como dizem agora. O dinheiro equivalente a um aeroporto, mais um euro de futebol e uma expo 98. É para salvar os bancos da grécia. Porque a europa manda que os nossos bancos perdoem 50% da dívida grega.
É preciso salvar a grécia. Estamos a falar da grécia de onde gregos ricos tiraram, nos últimos seis meses, 100 milhões de euros. O equivalente ao PIB. Dinheiro que, por acaso, foi depositado maioritariamente na alemanha e na suíça. Só não percebemos como é que há gregos com tanto dinheiro num país em que a economia é um descalabro.
Mas porque é que o BCP e o BPI se foram enterrar na grécia, caralho? Porque era onde se ganhava mais juros, claro. Claro, a banca é uma actividade privada, os privados estão no direito de investirem onde quiserem. A banca é privada, não tem que prestar contas. A banca é privada, mas o risco é público, claro.
Quem vai pagar os 1400 milhões de contos? O contribuinte, você, o gajo que está a ler isto. Mas pode ficar descansado. Não vai perder o subsídio de natal por causa disso. Não vai perder o subsídio de férias por causa disso. Não vai perdê-los porque já perdeu. Agora vai perder outra coisa qualquer, uma coisa qualquer ainda mais dolorosa. Vai perder uma outra coisa qualquer que não sabemos ainda qual é.
P.S.: Em breve, o Passos Coelho anunciará um novo pacote. É outra vez para o pacote. A nós não nos surpreendem. Cá do alto, a gente vê tudo ainda antes de chegar.
Deixe um comentário