todos os anos há um dia que eu costumo chamar de a largada dos pipis. aquelas coisinhas ficam ali fechadas no inverno, encolhidas com o frio e, de repente, quando ninguém espera saltam todas ao mesmo tempo. nesse dia é vê-las sem roupinha, com o pipi todo encharcado, aos molhos. dá-se assim início a um novo ano, um novo ciclo de liberdade e cio.
como todos vocês sabem, foi hoje. e o facto é que ninguém nos avisou ontem. não há boletim meteorológico que nos avise deste acontecimento. os boletins meteorológicos foram feitos para nos avisar da chuva, do bom tempo para a praia e para tentar convencer o país de que ainda existem agricultores. omitem pois a informação mais importante, que é saber quando é que os pipis estão encharcados.
os jornais também não referem este dia, que também se podia chamar dia nacional dos pipis. nem mesmo os blogs. é como se fosse uma notícia que não existisse, que não acontecesse. como se a sua dimensão não passasse da subjectividade de cada um, quando todos sabemos que é algo perfeitamente objectivo: aquele dia preciso em que surgem todos os decotes, os rabos aprumados, as posturas provocadoras, as ancas a balançar, os cabelos arranjados, os lábios pintados com aquele vermelho que diz fode-me, etc. na verdade, no dia em que essa é a única notícia que nos interessa, os jornais continuam a debitar as merdas do costume.
o que se propõe aqui é que um corpo de peritos passe a assinalar anualmente este dia, o dia em que os pipis surgem encharcados pela primeira vez. o tal dia em que saímos de casa, que nos parece um dia perfeitamente normal, e que de repente, para nosso gaúdio e satisfação e tudo o resto, elas vêm todas boas, prontas a comer. Parece difícil, por ser uma data variável, mas isso não impede o cidadão comum de festejar o carnaval e a páscoa. Propõe-se assim que um conjunto de peritos, observadores atentos aos sinais, anualmente identifiquem este dia e apresentem aqui, neste chornal, propostas para o seu reconhecimento.
P.S.: Como era de esperar, proponho já aqui o dia 3 de Abril de 2008 como “a largada dos pipis 2008”.
Deixe um comentário