Existem palavras e expressões que nos ajudam a entender o mundo e que é necessário identificar para entender as ideologias subjacentes aos discursos, pretensamente neutros, que nos rodeiam. Hoje mesmo estava a ler um texto da treta, pretensamente científico, e lá estavam uma data delas:
- competitição
- globalização
- mutações tecnológicas
- produtividade
- competitividade
- participação
- educação
- cidadania
- coesão social
Quando estas palavras entram todas em meia dúzia de linhas, dificilmente o texto terá algum conteúdo que exceda o politicamente correcto. Dificilmente será ciência.
Por outro lado, a criação de novas palavras e expressões é um contributo para o enriquecimento da consciência colectiva. Um dos autores deste jornal criou há algum tempo a fantástica expressão “radicalismo de mercado”, expressão essa que manteve “secreta” para usar no futuro. Pouco tempo depois, como acontece nas invenções que são simultâneas, que o são pela sua inevitabilidade, a expressão surgia nos media de todo o mundo.
Hoje mesmo encontrei uma nova expressão que merece atenção. Na TSF estava um link para uma afirmação da CGTP: diabolização do sindicalismo é um erro estratégico. Aqui fica o destaque para a nova expressão: diabolização do sindicalismo. Estai atentos!
Deixe um comentário