O Big Bang nunca aconteceu

Radiotelescópio que escuta a Via Láctea é hoje inaugurado

Lavoisier disse que na natureza nada se perde, nada se cria e tudo se transforma. E Lavoisier era um tipo esperto. Decididamente percebeu a realidade deste mundo.

A teoria do Big Bang, ou seja, de uma explosão originada numa singularidade inicial – que já foi um átomo primordial, ou uma energia extraordinária concentrada num ponto material -, tenta não se afastar da Lei da Conservação da Massa de Lavoisier, mas não consegue ser explicada pelas leis da Física que explicam o universo expandido. A nossa Física consegue chegar (ver, segundo alguns crentes mais fervorosos) até 10-43 segundos do princípio do mundo. Para além desse momento, a massa do todo é infinita (ou quase) e a dimensão nula, e a nossa Física não chega lá.

Terá mesmo havido uma concentração primordial de massa ou energia? Ou isso é apenas uma visão teológica da Ciência? Que é o mesmo que dizer que os cientistas bem tentam fugir de Deus, mas não conseguem afastar-se dele. Vejamos.

Uma das subteorias associada ao Big Bang é a teoria do modelo cíclico. Este teoria explica a explosão primordial, ou Big Bang, pela compressão do universo anterior, onde os objectos e a energia cósmica se aproximam e comprimem até um único ponto que depois volta a explodir. Foi defendida por Einstein, mas contradita por Tolman por aparentemente não cumprir a 2ª Lei da Termodinâmica. Veio a ser recuperada já este século com a descoberta da matéria negra. Independentemente do fundamento científico desta teoria, o modelo está claramente impregnado de conotações e representações religiosas: a Criação do Mundo e o Apocalipse.

Mas será que “vemos” realmente até 10-43 segundos após a Grande Explosão? Não. Não vemos nada. Foi por isso que eu chamei crentes aos cientistas. O que nós vemos é o desvio para o vermelho, o que nós vemos é uma maior percentagem de objectos cósmicos a afastarem-se uns dos outros, do que se a aproximarem entre si. E isso mostra que se está a criar espaço entre eles, ou seja, que o universo está em expansão. Pelo menos, tanto quanto conseguimos ver. Ou seja, está em expansão aqui ao pé de nós. E lá mais à frente, será que também está em expansão? Ou esta “expansão do universo” é apenas um fenómeno regional? Ninguém sabe. Mas, no entanto, inventam estas teorias da Grande Explosão e até vendem souvenirs, postais, imagens do Big Bang, como se ele tivesse mesmo acontecido. Como se houvesse um monstro no Lago Ness.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “O Big Bang nunca aconteceu”

  1. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    E depois? A ser, é uma crendice que näo manda matar ninguém em seu nome, ao contrário da do Jesus e semelhantes clones antes dele…
    E os sábios que compilaram a Bíblia em linguagem de rua escrevem lá que no momento 0 “e fez-se luz”, o que é consistente com… em vez de Grande Explosäo vou começar a referir-me a isso como a Grande Bujarda!

    Ora gaita… entäo a teoria da Grande Bujarda foi lana um

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *