Na sexta-feira, a Fitch desceu o rating da república em 3 níveis. Porque nos tiraram os 3? Por causa do chumbo do PEC? Por causa da demissão do Sócrates? Por termos um governo de gestão? Porque o Sócrates vai ganhar as próximas eleições? Nada disso. Tiraram-nos os 3 porque o cavaco e bruxelas (barroso, merkel, trichet) recusaram uma auditoria às contas públicas.
Os credores gostam de auditorias. Os credores não gostam de recusas de auditorias. Os credores não conseguem viver com recusas de auditorias. Perante a recusa da auditoria deixam de ser credores. A recusa da auditoria foi capa do expresso (26 de Março) mas é-nos agora apresentada como um facto menor. A recusa da auditoria é a verdadeira razão para um corte de 3 níveis do rating.
P.S.: Depois de perder os 3, o que vem a seguir já não é surpresa. O rating dos banquinhos pequeninos foi logo com os porcos. Nada que nos preocupe. Só mesmo um totó arriscaria ter lá o dinheiro. Os banquinhos pequeninos não servem para pormos lá o dinheiro. Os banquinhos pequeninos como o BPN e o BPP servem para pessoas como o cavaco e o balsemão, não para nós. Eles que se preocupem.
Deixe um comentário