Obama seeks quick Egypt handover
E o Obama é um taranta, ingénuo como qualquer político norte-americano. Pensa que no Egipto se consegue fazer uma transição pacífica de poder… Como se no Egipto o povo e os grupos que se movimentam por detrás do povo respeitassem as instituições do poder e da manutenção da ordem como nós as respeitamos aqui no ocidente. A nossa revolução foi pacífica porque, apesar do vazio de poder que se originou com a saída do Marcelo e do Tomás, o povo respeitava a polícia e as restantes instituições públicas, de poder, ordem ou outras.
Isso não é assim no Egipto. Se o Mubarak sai, ou cai, o Egipto cai num vazio de poder que leva inevitavelmente a uma guerra civil sangrenta que pode alastrar aos países vizinhos, incluindo Israel. Não se esqueçam que o Egipto faz fronteira com Israel e, não havendo forças de manutenção da ordem, ou estando essas forças envolvidas numa guerra civil, vão aparecer grupos extremistas a aproveitar para atingir Israel, que vai retaliar…
E já começaram guerras mundiais por muito menos. Mubarak não pode sair sem ser de forma programada e absolutamente controlada.
O Egipto vai ter que esperar até Setembro. Mesmo que seja preciso matar uns milhares.
Deixe um comentário