Os negócios do BPN explicados com bonecos

O BPN inventou a SLN para oferecer dinheiro aos amigos. O truque era sujo, mas simples: o amigo comprava acções da SLN por um valor e no ano seguinte (um ano para não pagar mais valias) as acções valiam mais do dobro, vendia-as e facturava mais de 100% num ano.

A subida era fictícia, mas de onde é que vinha o dinheiro? Das contas dos clientes do BPN. Mas não interessava. Haviam de fazer dinheiro, um dia, para cobrir estas centenas de milhões…

O dinheiro veio com o rebentar da bolha imobiliária. São os 10 mil milhões de euros que o Estado despejou no buraco do BPN: mil euros por cada português. E não vai ficar por aqui.

Neste momento, estamos todos mais pobres, vamos perder parte do ordenado no próximo ano, vão aumentar os impostos, vai aumentar a contribuição para a Segurança Social, sei lá mais o quê… E para quê? Para pagar as trafulhices dos amigos do BPN/SLN…

O Cavaco foi um destes amigos. O Cavaco sabia muito bem o que estava a fazer. Não se ganha 100% num ano de forma lícita. O Cavaco é um mentiroso quando diz que não sabia. Qualquer economista sabe que isto é golpe. Qualquer pessoa normal (QI=100) sabe e um economista sabe melhor. Portanto, ou não é economista, ou é mentiroso, ou tem um QI abaixo de 70, ou tudo junto… talvez isso.

Não percebo como é que um tipo destes não está preso por cumplicidade num golpe que levou o país à bancarrota. Para além de devolver o dineiro todo ainda devia ser condenado a trabalhos forçados… E ainda por cima vai candidatar-se novamente…

Não se calem. Divulguem isto. Todos.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Os negócios do BPN explicados com bonecos”

  1. Avatar de alex

    A greve geral foi um disparate. Se os Srs. Promotores da greve (Carvalho da Silva e João Proença) tivessem antes posto o povo a gritar estasverdades em coro, tinham conseguido melhores resultados. Tinham conseguidos resultados úteis. Imaginem 3 milhões de pessoas a gritar em uníssono: “Cavaco ladrão, vai para a prisão”. O Cavaco tinha-se demitido e estava agora a partir pedra na cadeia.

    Mas não. Parece que os nossos sindicalistas-chefes estão feitos com o poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *