as comemorações deles


Hoje, comemora-se a república de 1910. Com uma bancarrota à vista. A república de 1910 também esteve sempre à beira da bancarrota. Comemoramos, pois, de maneira adequada.

Antes da república, era a monarquia. Um regime de patetas. Reis com cara de atrasados mentais. Casados com umas gajas com cara de macaco. Umas famílias que parecem tiradas lá das brenhas da serra. Numa aldeia em que os primos casam com as primas há 500 anos. Paquistaneses.

A república acabou com a tirania dos reis. Desde 1910 que qualquer um pode ser tirano. E assim tem sido, desde então. Uma república governada 50 anos por um monárquico. República de merda. Tiranos e tiranetes, um após outro, até hoje.

Hoje, só os tiranetes e os lacaios comemoram. E os figurantes. Todos comemoram sem ânus. Comemorar sem ânus não é para nós. Não é grande comemoração. Queríamos mais. E merecíamos.

P.S.: É uma república que nunca aceitou a universalidade do voto. Que institucionalizou a censura aos jornais. Que esmagou brutalmente os movimentos operários. Que nos levou para uma guerra, ao serviço não se sabe de quê. Que nos querem vender agora como se fosse uma democracia. Estão-nos a dar música, mas a música não presta.


2 comentários a “as comemorações deles”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *