Tive que desligar outra vez, mas desta vez foi por incapacidade do VirtualBox.
Criei uma nova máquina virtual [MV] (clonada a partir de outra) mas não a consegui arrancar em modo gráfico no host. Tentei de diversas formas e acabei por desligar as máquinas que estavam a correr para ver se o VirtualBox sem carga nenhuma conseguia arrancar aquela máquina nova.
Como era uma máquina clonada, tinha o mesmo endereço IP da máquina original. Por isso, tinha que iniciá-la localmente sem placa de rede (para não colidir com um endereço já existente) e configurar a interface de rede antes de activar a rede. Mas não arrancava. Dava sempre erro.
Os scripts que criei para desligar as máquinas fazem “save-state” para desligarem e ligarem as MVs mais rapidamente. Mas em “save-state” o VirtualBox também não conseguia arrancar a máquina nova. Tentei o Power Off, e aqui é que as coisas correram mesmo mal. Para quem quiser desligar uma MV via consola, deve usar a opção acpipowerbutton ao invés de poweroff. A opção poweroff desliga a máquina imediatamente podendo deixar o sistema de ficheiros num estado instável, enquanto que a opção acpipowerbutton faz um soft power off.
Eis o comando para desligar a máquina completamente, mas via sistema operativo:
VBoxManage controlvm <nome-máquina> acpipowerbutton
Uma das máquinas ficou com o sistema de ficheiros marado, mas depois recuperei-o no arranque com:
fsck.ext4 -y /dev/sda2
Entretanto, e uma vez que as VMs estavam em baixo, aproveitei para desligar também o host e verificar se a motherboard estava a conseguir guardar os dados da BIOS. Aparentemente, a pilha ficou bem encaixada.
Deixe um comentário