A motherboard do novo servidor tinha um problema que eu mencionei em nota no bost anterior. A BIOS perdia os dados (data/hora, etc) sempre que eu desligava a máquina. Isso pode parecer um pormenor sem importância, mas não é. Se por acaso faltar a corrente durante muito tempo (para além da capacidade da UAI) e a máquina se desligar, já não arranca. Arranca fisicamente, mas o Linux (no arranque) queixa-se que a última vez que o disco foi verificado foi no futuro. Considera isto uma incoerência e pára.
Se eu não estiver por perto – porque fui de férias para a Antártica, ou para as fossas Marianas – as máquinas virtuais ficam todas em baixo durante dias.
Desliguei, então, a máquina novamente para tentar perceber o problema. Antes disso consultei a net@ e verifiquei que muita gente se queixa do mesmo com esta motherboard.
Não podia ser um problema de BIOS que se resolvesse com actualização da mesma. Não fazia sentido. Não podia ser também um erro de arquitectura da motherboard, caso contrário não teria passado nos testes. O que me pareceu que fosse – logo da primeira vez que tentei avaliar o problema – era um mau contacto da bateria de backup da motherboard. E isto era compatível com a minha queixa e com as queixas que encontrei na net@. Além disso, era também compatível com as questões que levantei no início deste parágrafo.
Com a máquina desligada, removi a bateria e verifiquei os contactos e os encaixes e percebi que é possível que a bateria seja colocada sem que fique a fazer contacto com os terminais. Coloquei-a com um ângulo um pouco mais inclinado do que o normal, empurrei-a com força e agora ficou bem encaixada e já alimenta a memória CMOS da BIOS. No entanto, não tenho grande confiança naquele encaixe. Se voltar a acontecer perder os dados, entorto os contactos ligeirament com um alicate de pontas para manter a bateria mais presa ainda.
Deixe um comentário