seen and not seen

Os jogadores franceses desafiaram a ditadura de Domenech. Vá-se lá saber porquê, o poder entendeu isso como um desafio a si próprio. Desafiar os comportamentos ditadoriais é desafiar a ditadura. Domenech é um ditador. Tem por isso a cobertura da FFF. Tem a cobertura de toda a máquina do futebol. Em última análise, o comportamento dos jogadores foi entendido como um desafio à FIFA. Um desafio às instituições transnacionais que nos governam.

Os media entraram em acção. Para descredibilizar os jogadores franceses. No expresso, 75% dos franceses querem que a selecção perca. É a ciência de merda das sondagens ao serviço do poder. Foi assim pelo mundo fora. Os merdia fizeram alarde da greve ao treino. Mas evitaram destacar o motivo da greve. Os jogadores só queiram que o anelka voltasse. Um preço baixo a pagar pela paz, se ela fosse pretendida. Mas nós sabíamos que não era. Sabíamos que a intenção era queimar a selecção francesa.

Os media não conseguiram esconder que o Domenech era uma besta conflituosa. Até nos dão as imagens em que recusa cumprimentar o Parreira, treinador da África do Sul. Mas os merdia procuram apresentar a bestialidade do Domenech como um mero pormenor folclórico. Um pormenor dissociado do conflito com os jogadores, esses sim uns verdadeiros filhos da puta. Os merdia nunca mencionam a possibilidade de demitir o Domenech. Nem de fazer regressar o Anelka. Nos merdia, os jogadores franceses são uns malandros destituídos de patriotismo e que querem que a França perca.

Todos vimos a cotovelada de Gourcuff. Que resultou na sua expulsão. Que deixou a França com 10 jogadores. Vimos e não vimos. Uma cotovelada visível. Para ser vista. Que só podia resultar numa expulsão. Gourcuff é o protegido de Domenech, o treinador tirano. Gourcuff é o jogador que Anelka e os outros pediram que não jogasse.

P.S.: Todos vimos o momento em que a França ficou a jogar com 10 jogadores. Cisse, um dos jogadores contestatários, chorou à frente de centenas de milhões de pessoas. Gourcuff saíu sem qualquer emoção visível. Domenech pôs as mãos à frente da cara e escondeu a face.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *