deepwater horizon

Deepwater Horizon, vinte de Abril de 2010. O pior desastre industrial da história dos EUA? Talvez. Pior que chernobyl? Talvez. Deepwater horizon, o derrame do petróleo no golfo, é um problema realmente sério. O chornal explica porquê.

Porque isto não é um derrame de um petroleiro. Porque a quantidade de petróleo não está limitada pelos tanques do petroleiro. Porque vem directamente da terra. E pode jorrar à velocidade de um Exxon-Valdez de 3 em 3 dias.

Porque este não é um poço qualquer. Porque este é o poço que detém o recorde de profundidade, 10 mil metros. Deves ter pouco petróleo deves. Ninguém se esforçava para o fazer a esta profundidade se ele não tivesse petróleo a montes.

Porque pode ser impossível de parar. Porque isto não é um acessível poço de petróleo em terra. Porque no fundo do mar tudo é complicado. Porque os marinheiros do Kursk ficaram a 400 metros, porque não havia tecnologia para ir lá. Porque no deepwater o fundo do mar está a 1500 metros de profundidade.

Porque pode ser impossível de parar num tempo razoável. Porque se tenta intersectar as condutas entre o petróleo e o fundo do mar. Com a profundidade do petróleo em 10 km e a do fundo do mar em 1,5 km. Sem que nunca antes se tenha feito semelhante operação a essas profundidades. Se correr bem leva 3 meses.

P.S.: Entretanto é necessário entreter o público dizendo-lhe que se estão a tomar medidas. Que a qualquer momento podem produzir resultados. Porque o público não aceitaria que lhe dissessem que ia durar três meses. Primeiro era a tal cobertura. Depois a possibilidade de usarem uma bomba atómica. Depois o drilling mud, o one-shot, o top-kill, etc. Tudo nomes para dizer que querem tapar o buraco. Com cimento. Com pneus. Com bolas de golfe. Com lixo. Com restos de alcatifa. Com pelos de cão. Com pelos de outra coisa qualquer.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “deepwater horizon”

  1. Avatar de alex

    Será que se consegue tapar com espuma da barba?
    Da barba das meninas?

    Mas agora a sério, e a corrente do Golfo? Vai parar só para não nos enviar bolas de nafta para as nossas costas?

  2. Avatar de escrotinador

    Ó transmuta-te, isso é espuma da barba ou é chantily?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *