cavaco descobre o mar

A estratégia é uma disciplina como as outras. Ensina-se e não tem muitos segredos. Desgraçadamente é uma das disciplinas mais maltratadas. Existem disciplinas que têm o fado de atrair pessoas interessantes e capazes. E outras, como a estratégia, que não.

A estratégia atrai indivíduos que acham que com uma grande ideia resolvem a realidade conquistando vantagens competitivas decisivas. As soluções estratégicas resultam facilmente na promessa mágica de vitória sem esforço. Atraem por isso os preguiçosos e os inúteis. Tal como a tecnologia. Tal como a criatividade. Tudo se resolve num grande momento de iluminação do estratega. Uma coisa que apela aos megalómanos e aos lunáticos. A estratégia, como disciplina, tende a desvalorizar os esforços diários. Apenas acreditam em soluções estratégicas os inexperientes e os que não aprendem com a experiência.

Perante a crise do país, não podia faltar quem nos trouxesse soluções. Estratégicas, claro. Quais são as soluções estratégicas que se fazem ouvir nos media? O que nos tem trazido o espesso? O governo pede internacionalização do sector da agricultura e da agro-pecuária. Minas de lítio, o petróleo português, associado aos carros eléctricos. E, last but not the least, cavaco diz que o mar e indústrias criativas são a nova oportunidade para o país. Ora aí está uma estratégia. Quanto à criatividade, não conhecemos nenhum país com mais de 3 habitantes que se alimente disso. Resta o mar. Cavaco acaba de descobrir o mar, uma opção estratégica.

P.S.: Com menos de um mês para resolver o problema do incumprimento da dívida, estas estratégias não passam de um chorrilho de disparates. Não têm qualquer efeito no prazo de um mês. Nem estas nem outras. A estratégia é uma disciplina que atrai os desligados da realidade.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “cavaco descobre o mar”

  1. Avatar de alex

    O Cavaco sabe.
    O Cavaco sabe muito.
    O Cavaco sabe que o mar é a solução para os nossos problemas.
    É no mar que está a solução e é para o mar que nos devemos virar.


    Lemmings descobrem o mar

  2. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    O “problema” da estratégia é que, a funcionar, é no longo prazo. E apoiam-se em medidas operacionais do dia a dia que levem à prossecuçäo da estratégia.
    Bitaites para remédio de curto prazo NÄO SÄO “estratégia”, por mais que lhes queriam dar esse nome. Aliás, quem o confunde säo as tais bestas, que elegem as outra bestas que mandam bitaites.

    Lembro que o Silva 1.o Ministro (Silva PM) pagou uns bons milhöes ao Porter das 5 forças para uma análise estratégica a Portugal… que me confirmou o que eu pensava (ênfase no vinho e cortiça, entre outras)… mas que depois foi IGNORADA! Entretanto os fundas da CEE foram para autoestradas e jipes dos amigos “agricultores” do Silva PM.

    M. Farid lembrou que “Não se esqueçam…
    …da bronca do Thierry Russel,na herdade do Brejão,Odemira.

    Na altura,Cavaco Silva apadrinhou um “projecto” agrícola que redundou num saque de muitos milhões ao erário público a favor do tal “play-boy”.

    Gato escaldado…”

    O Silva Presidente da República (Silva PR) quer agora que nos viremos para o sector destruído pelo Silva PM. Ahn? Como, se os bracos foram abatidos? Ah, com *novos* barcos, de alta tecnologia e criatividade, feitos em estaleiros portug… ah, esses também foram ao ar por obra do Silva PM… pronto, compramos aos estaleiros gregos, com crédito dos bancos alemäes.

    EUREKA! Está resolvido o problema de Portugal, Grécia, Alemanha! O Silva PR vai receber o Nobel da Economia, por ter salvo a Eurozona do descalabro!

  3. Avatar de esperminador
    esperminador

    Eu fodia as duas. À canzana. As gémeas. Primeiro uma e depois outra. Isso é que é estratégia.

  4. Avatar de alex

    Vamos para o mar… de submarino, que vem aí a enchente.

    Isso sim, merece um prémio nobel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *