A Guerra da Rega

A Guerra da Rega é uma das maiores sagas cá em casa.

Não me lembro dos contornos iniciais, mas na Páscoa do ano passado, a relva levou um esticão de calor porque a minha sobrinha veio cá apenas um dia à noite, depois de ter estado a dormir o dia todo, e quando chegou não deu com a torneira.

No Verão, então, ainda foi mais drástico. Em vez de regar, trouxe o namorado e os dois verteram águas – à pai adão – para cima das zonas verdes. Quando chegámos estava tudo seco.

Decidi, então, começar a enterrar tubo pelo quintal e colocar aspersores e gotejadores. Era Setembro de 2009. Passei 3 meses à procura de um controlador de electroválvulas sobre IP, mas não encontrei nada fácil de usar ou que me convencesse. Comprei um programador para totós, mas não o instalei logo porque entretanto chuveu ininterruptamente durante 3 meses.

No fim de Março, com o fim das chuvas, voltei à guerra da rega. Comprei uma broca com 1 metro para furar o betão para um jardim interior. Foi um dia de trabalho. Depois foi mais meio dia para conseguir subir o tubo para o jardim de cima.

Agora está tudo a funcionar. Só falta o detector de chuva e humidade. Mas isso vai ser outra guerra. Tenho que passar 30m de cabo eléctrico por dentro das tubagens IP (que cobrem a casa toda, eh eh eh) até à fachada norte, que é onde fica menos exposto ao sol.

E onde é está a ecologia no meio disto tudo? A água da rega é 50% da chuva e em breve os outros 50% hão-de ser da micro etar que vou instalar.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

7 comentários a “A Guerra da Rega”

  1. Avatar de pco69
    pco69

    eu, que não tenho dinheiro para detectores de chuva, quando chove, limito-me a desligar a rega automática….

  2. Avatar de alex

    Eu umas vezes tenho e outras não tenho, e aquilo nem foi o mais caro de tudo.
    Ainda não o instalei, mas quero ver se me ajuda a poupar algum dinheiro.

  3. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    Os relvado começaram na Escócia, e näo por mero acaso: lá chove o ano todo, e depois aqueles animaizinhos queridos que säo as ovelhas encarregam-se de manter a relva baixinha.

    Por essa mesma razäo o golfe foi lá inventado.

    Tentar ter campos relvados mais a Sul é uma perfeita idiotice, só faz é gastar tempo e ainda mais água. Ainda se näo tivesses a tua hortinha…

  4. Avatar de Teresa
    Teresa

    Pois é, Maquiavel.

    Mas é tão agradável olhar o imenso verde e mais, pisá-lo com as palmas dos pés, que vale a pena o esforço.

    Eu limito-e a apanhar as ervas daninhas enquanto fumo uns cigarros.

  5. Avatar de alex

    É por isso que quero instalar uma micro etar, para não gastar água nenhuma

  6. Avatar de pco69
    pco69

    Sabes qual é o outro nome para Micro-Etar? Fossa….

  7. Avatar de alex

    eh eh eh

    Neste caso é uma fossa estanque enterrada, e a água que sai, depois de tratada por uma bomba de ultra-violetas, até se pode beber. Mas eu vou apenas usá-la para rega em aspersão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *