credit default swaps III

CDS: credit default swaps. Seguros de crédito. Agora nas bocas do mundo, antes só no chornal do inacreditável (I) (II). CDS, um mercado de especuladores e de palermas, um mercado sem qualquer lógica que os governantes vão pôr na ordem. É a imagem que os governantes passam. E que os media ecoam. Para o povo consumir. Mais uma aldrabice dos governantes e dos media. Tudo o que os governantes e os media nos dizem sobre os CDS é mentira e o chornal explica porquê.

CDS, um mercado de especuladores e palermas. Mentira, um mercado altamente profissionalizado. Quem opera no mercado de CDS são as grandes instituições financeiras.

CDS, um mercado com o qual os governantes estão zangados. Mentira, só sobrevive graças à intervenção dos governantes. A AIG, a maior seguradora dos EUA, estava atolada em CDS. Foi salva pelo governo. Sim, sem a intervenção activa do governo o mercado de CDS estava em risco. A intervenção salvou o mercado dos CDS.

CDS, um mercado inútil. Mentira, funciona. Os CDS não se aplicam só a países. Aplicam-se também a empresas. Não há notícia de que o mercado de CDS tenha falhado. Ou seja, de que não tenha cumprido as suas obrigações. E não faltaram empresas a ir com os porcos. E grandes empresas, maiores que alguns países. E alguns países também já foram. E o mercado dos CDS não implodiu, o que quer dizer alguma coisa sobre a sua robustez.

CDS, um mercado que ameaça a soberania das nações. Que impede que lhes sejam feitos os empréstimos. Sim, é verdade que cada vez mais os maus devedores, como a Grécia e Portugal, têm dificuldade em colocar a bom preço os seus títulos do tesouro. Porque, é verdade, quem os compra investe em CDS para se proteger. E desconta isso no que está disposto a pagar. Que é cada vez menos. Onde está então a mentira? A mentira está no que não se diz: se não existissem CDS, seguros de crédito, ninguém comprava a dívida grega ou portuguesa por dinheiro nenhum.

P.S: Os CDS até podem ser um mercado sem lógica, ou com uma lógica de merda, no fundo mais ou menos o habitual. E até podem estar na origem do próximo crash. E nós estamos incomodados com isso? Na verdade, não. Para nós é mais uma festa, como sempre. Para nós, o que é um crash?


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

5 comentários a “credit default swaps III”

  1. Avatar de alex

    Os CDSs são uma espécie de SubPrime sobre as habitações de Nova Orleães.

  2. Avatar de sr, silva
    sr, silva

    Ora aqui está um site de música moderna.

  3. Avatar de alex

    48 Crash, era a minha música preferida no início dos anos 70, assim como a Pipi das Meias Altas.

  4. Avatar de freedomfighter
    freedomfighter

    Hoje é o crash da economia e as gajas de collants. Como o mundo muda.

  5. Avatar de Zé Dos Algarves
    Zé Dos Algarves

    Gajas de Legues pá! De Legues!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *