CDS: credit default swaps. Seguros de crédito. Agora nas bocas do mundo, antes só no chornal do inacreditável (I) (II). CDS, um mercado de especuladores e de palermas, um mercado sem qualquer lógica que os governantes vão pôr na ordem. É a imagem que os governantes passam. E que os media ecoam. Para o povo consumir. Mais uma aldrabice dos governantes e dos media. Tudo o que os governantes e os media nos dizem sobre os CDS é mentira e o chornal explica porquê.
CDS, um mercado de especuladores e palermas. Mentira, um mercado altamente profissionalizado. Quem opera no mercado de CDS são as grandes instituições financeiras.
CDS, um mercado com o qual os governantes estão zangados. Mentira, só sobrevive graças à intervenção dos governantes. A AIG, a maior seguradora dos EUA, estava atolada em CDS. Foi salva pelo governo. Sim, sem a intervenção activa do governo o mercado de CDS estava em risco. A intervenção salvou o mercado dos CDS.
CDS, um mercado inútil. Mentira, funciona. Os CDS não se aplicam só a países. Aplicam-se também a empresas. Não há notícia de que o mercado de CDS tenha falhado. Ou seja, de que não tenha cumprido as suas obrigações. E não faltaram empresas a ir com os porcos. E grandes empresas, maiores que alguns países. E alguns países também já foram. E o mercado dos CDS não implodiu, o que quer dizer alguma coisa sobre a sua robustez.
CDS, um mercado que ameaça a soberania das nações. Que impede que lhes sejam feitos os empréstimos. Sim, é verdade que cada vez mais os maus devedores, como a Grécia e Portugal, têm dificuldade em colocar a bom preço os seus títulos do tesouro. Porque, é verdade, quem os compra investe em CDS para se proteger. E desconta isso no que está disposto a pagar. Que é cada vez menos. Onde está então a mentira? A mentira está no que não se diz: se não existissem CDS, seguros de crédito, ninguém comprava a dívida grega ou portuguesa por dinheiro nenhum.
P.S: Os CDS até podem ser um mercado sem lógica, ou com uma lógica de merda, no fundo mais ou menos o habitual. E até podem estar na origem do próximo crash. E nós estamos incomodados com isso? Na verdade, não. Para nós é mais uma festa, como sempre. Para nós, o que é um crash?
Deixe um comentário