A grécia está entalada. A europa impõe-lhe que o povo pague a crise. A população está mobilizada nas ruas contra isso mesmo. Não sabemos das suas razões. Os nossos media não dizem. O media europeus não dizem. Temem que os gregos contaminem ideologicamente os restantes europeus. A grécia é um poço de não-notícias. Nunca ouvi um grego a falar na televisão. Os gregos não falam.
Não temos explicações sobre a crise da grécia. Para os media europeus, aqueles países lá do sul são feitos de gajos que trabalham pouco e têm a mania de viver acima da suas possibilidades. Está explicado o fenómeno.
Sabemos que fizeram uns jogos olímpicos. Há 10 anos. E que iam levar 10 anos a pagá-los. É difícil convencer um povo a uma dívida dessas. Para isso é preciso encharcá-lo de optimismo. Os gregos estão encharcados de optimismo. Não podem aceitar que lhes digam que estão falidos.
Por cá é igual. Fizemos uma expo e um euro. E fizemos porque podíamos. E enterrámos dinheiro no BPP e no BPN. Porque podíamos. Estamos encharcados de optimismo. Não podemos aceitar que nos digam que estamos falidos.
A grécia é o berço da civilização. Da grécia vêm agora duas palavras de ordem. Os ricos que paguem a crise. O governo que resolva. Esta sim é uma grande palavra de ordem. O governo que resolva. O governo criou a situação. O governo conduziu o país pelo caminho da ineficiência, da inutilidade, do desperdício e da roubalheira. O governo que resolva. A grécia continua a ser o berço da civilização.
Deixe um comentário