Americanos espiam Europa

Echelon é o nome de um ultra-sofisticado sistema de espionagem americano que tem capacidade para fazer escutas em tudo o que se passa no mundo ao nível de comunicações, realizando escutas telefónicas tradicionais mas também escutando a internet, o e-mail e fax.
O Echelon executa cerca de 2 milhões de escutas por minuto tornando-se com isso uma ameaça global à privacidade, em tudo fazendo lembrar uma espécie de Big Brother omnipresente.
Este sistema causou surpresa e desagrado na Europa, nomeadamente numa comissão do Parlamento Europeu, que resolveu abrir um inquérito.
Para além da questão da ameaça à privacidade dos indivíduos põe-se outra não menos importante para a Comunidade Europeia, a do Echelon poder realizar espionagem económica e tecnológica.
A espionagem industrial às comunicações de empresas europeias é uma possibilidade temível e inaceitável para a Comunidade pois seria uma forma desonesta de subverter a competição tecnológica, em desfavor das empresas dos países vítimas das escutas.
O Echelon parece ter capacidade para cobrir toda a área geográfica da CEE. Os países participantes no Echelon são os EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Inglaterra. Este último, apesar de membro da CEE, dá cobertura à actividade do Echelon, que assim tem instalações funcionando em terreno da comunidade europeia. !

Este é provavelmente o primeiro post da blogosfera portuguesa. É provavelmente o nosso primeiro post. Sempre dentro do espírito da informação a que o leitor tem direito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *