O défice de transacções do ocidente com a china não é maior por causa de um factor: aviões. A china faz compras milionárias de aviões ao ocidente. Aqui há uns anos, quando confrontado por alguém com o défice de transacções industriais, o presidente chinês disse algo do tipo: “sim, nós vendemos milhões de pequenas coisas, mas vocês vendem 2 ou 3 que compensam grande parte disso”. Essas 2 ou 3 eram aviões. Aqui há uns meses a Airbus produziu o primeiro avião na China. Alguns assustaram-se. Agora os chineses estão a um passo de fazer os seus próprios aviões. [1][2][3]
Os chineses acabaram de anunciar o C919, poucos meses depois. Os chineses já não precisam dos nossos aviões. Para o mercado interno, por agora. Adeus balança comercial com os chineses. Mais, daqui por uns anos até podem começar a exportar aviões. Inicialmente para o terceiro mundo e depois logo se vê. [4][5]
A relação de força da china com o ocidente altera-se rapidamente. A china é o maior construtor de automóveis do planeta. Agora são os chineses que acusam os americanos de dumping no sector automóvel. Dizem que estão a fazer investigações antes de entrar com um processo por dumping na OMC. Todos sabemos que as investigações já estão feitas. Está tudo investigado. Todos lemos nos jornais e vimos nas TVs os discursos de apoio ao sector automóvel e todos ouvimos falar dos milhões que lá foram despejados.[6][7]
A relação de força da china com o ocidente altera-se rapidamente. Durante anos as empresas ocidentais beneficiaram de uma imunidade tácita na china. Terminou. Os chineses prenderam os responsáveis da Rio Tinto, uma empresa que domina a produção global de minérios, o mundo das coisas a sério. Depois prenderam os responsáveis da Coca-Cola na china [8][9]. Os chineses estão a inovar.
P.S.: Do outro lado do estreito, em Taiwan, os chineses prenderam o ex-presidente. Jailed for life, como dizem os americanos. Mais uns chineses que também estão a inovar.
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