James Watson e o Racismo

James Watson demite-se do Laboratório de Cold Spring Harbor

James Watson ganhou o prémio Nobel pela descoberta da estrutura da molécula de ADN, juntamente com Francis Crick, em 1962. Na semana passada, afirmou que os pretos são menos inteligentes do que os brancos. E justificou essa afirmação com base genética. Isso é, claramente, uma afirmação racista. O Racismo é uma doutrina que distingue as raças com base na ciência. Em consequência, foi obrigado a demitir-se do laboratório de investigação que administrava.

Isto são os factos, agora os comentários.

E se o homem tiver razão? Tem que se demitir porque é mais importante ser politicamente correcto do que ser cientista? Este episódio faz-me lembrar a história de Galileu. Os pretos têm, em média, uma estrutura física mais forte do que os brancos, e isso observa-se na percentagem de medalhas que ganham no boxe e no atletismo. A inteligência é uma característica mais nobre que a compleição física e não pode ser tocada? Não pode ser comparada?

Os cientistas emparveceram.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “James Watson e o Racismo”

  1. Avatar de toxinox
    toxinox

    Ou se demitia, ou levava porrada.
    Dos pretos? Dos donos?

  2. Avatar de al
    al

    O homem disse ao Sunday Times
    “all our social policies are based on the fact that their intelligence is the same as ours – whereas all the testing says not really” e ainda acrescentou “my hope is that everyone is equal, but people who have to deal with black employees find this not true”.
    SO WHAT? (ou Watson ??)

    Tem só 10 anos, mas este livro fez furor ao “explicar” as diferenças de QI (whatever that means) com base na genética na sociedade americana.
    Os autores, nomeadamente o “cientista politico” Charles Murray, foram criticados de “racistas científicos” por muitos cientistas, mas a maior parte das criticas vieram de pessoas que nem leram o livro (como sempre acontece nestas coisas….)

    Vivemos num mundo de “pachos de agua quente”… adormecidos / narcotizados pelo grande irmão (http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o) que nos dá o que precisamos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Brother). Bem, só uma parte…. porque afinal o que a malta quer mesmo é “Panis et Circencis” (http://en.wikipedia.org/wiki/Bread_and_circuses)
    Portanto, toca lá a ser politicamente correcto (http://pt.wikipedia.org/wiki/Politicamente_correcto), que é para todos estarmos “bem”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *