Temos tudo para despedir o presidente [1][2][3][4][5]. Tudo, menos os meios. La pergunta es “como se despede um presidente?”. Aqui, em portugal. Que processos é necessário desencadear? Quem tem legitimidade para os desencadear? Quem tem a obrigação de os desencadear? Estaremos perante mais um buraco do nosso sistema democrático?
Convém lembrar que o nosso sistema democrático (?) não tinha como demitir dias loureiro. Porque não há forma legal de demitir um conselheiro de estado. Nem mesmo quem o nomeou o pode demitir. Ficámos portanto reféns da boa vontade do dias loureiro. Eh pá, demite-te lá. Faz lá esse jeitinho ao pessoal. Tiveram que lhe pedir com muito jeito.
São poucos os presidentes demitidos. O presidente não tem muito para fazer. Por isso normalmente um presidente faz tudo bem. Só faz tudo bem quem não faz nada. É esse o lugar de um presidente: não fazer nada. Presidente é o único cargo que a mãe do bates poderia desempenhar. Porque um presidente não tem que fazer nada.
Porque não se fala em despedir o presidente? Porque não estamos preparados para isso. No fundo, somos monárquicos. Despedir o presidente é sempre difícil. Difícil, mas possível. Foi feito nos EUA, Brasil, e, muito recentemente, em Israel. Há, pois, esperança. É preciso é começar a falar no assunto.
Deixe um comentário