A principal causa de obesidade é o sedentarismo, a absoluta falta de exercício físico. O primeiro motivo apontado para a ausência de exercício físico é a falta de tempo. Os pais, perante os horários de trabalho de 12 horas, queixam-se de não ter tempo para os filhos. Muito antes de abdicarem do tempo para os filhos, já abdicaram do exercício físico. É a obesidade.
Numa geração duplicámos o tempo que as crianças e jovens passam na escola. Reduzimos em 95% os seus tempos livres durante o dia. As crianças deixaram praticamente de ter tempo livre durante as horas de sol. Chamam-lhe a escola a tempo inteiro. É um pilar do regime. É a obesidade infantil.
A cereja em cima do bolo da obesidade é a insegurança nos espaços públicos. Há 30 anos, a opção número um para quem tivesse uns quilitos a mais era pegar nuns ténis e ir correr. Barato, natural, democrático.
Hoje, correr no espaço público é mais perigoso do que ter quilos a mais. A insegurança nos parques públicos é feita de duas componentes: assaltantes e cães. Quem vá correr regularmente num parque de Lisboa tem garantido um encontro canino desagradável logo na primeira semana, senão logo no primeiro dia. A presença de cães ameaçadores nos parques da cidade é uma constante. Todos os corredores sabem disso.
A obesidade está no centro das atenções. E o governo precisa de arranjar culpados. Outros culpados. O Mcdonalds, a TV e, claro, a família. A família é culpada de tudo. É importante convencê-la disso para que ela não pense em arranjar outros culpados. Para que tudo continue na mesma. Numa manobra de propaganda, o governo criou a plataforma contra a obesidade.
Em resposta, lançamos hoje, aqui mesmo, a plataforma pela obesidade. À plataforma pela obesidade não faltam parcerias. Contamos com a colaboração de todas as empresas que fazem os trabalhadores trabalhar mais do que 8 horas. Contamos com a colaboração do ministério da educação que obriga os alunos a estarem na escola de sol a sol. Contamos com a associação nacional dos assaltantes de rua. Contamos com todas as associações de donos de pit bulls e rottweilers. Contamos com as autoridades que não exercem o dever de vigilância sobre os parques públicos.
e isto é para acabar imediatamente!
Deixe um comentário