Afinal o que é que se passou?
Quem é que tramou o Sócrates?
Há várias hipóteses para a causa do problema, mas até agora ninguém se descoseu. Eis as hipóteses:
- Sócrates despede Moura Guedes. Mas isto é um tiro no pé. Qualquer indivíduo que tenha jogado xadrez sabe o que é antever, ou prever, a resposta do adversário. E neste caso, era claro que a consequência de um despedimento era catastrófica para Sócrates, para o PS e para o resultado das eleições.
- Alguém simulou um despedimento. O PÇD ou o ti belmiro – o primeiro porque quer ganhar as eleições, o segundo para se vingar da recusa da CGD em vender a PT – querem que Sócrates perca as eleições. Esse alguém conseguiu um acordo com a administração da TVI para despedir, ou simular o despedimento de Moura Guedes – com o sem o seu conhecimento – para poder responsabilizar Sócrates pelo acto.
- Moniz e Moura Guedes vingam-se de pressões de 4 anos. Moura Guedes pede à administração para ser despedida – remetendo a responsabilidade para Sócrates -, fica com a indemnização e ainda vai trabalhar para junto do marido no seu novo emprego.
Não acredito que Sócrates o tenha feito. No entanto, o povo, que não joga xadrez com a política, pode muito bem acreditar nesta possibilidade. E basta inverter a tendência de voto dos indecisos para que esta jogada tenha sucesso. Eu acredito que tenha sido a 2ª hipótese aquela que realmente aconteceu. E foi obra do PÇD.
Posfácio
E o gajo que arquitectou isto roça quase o genial. Ou encomendaram o trabalho fora, ou, se foi um trabalho interno, o autor vai ser comprado para trabalhar como estratega para os EUA e para as suas guerras.
Deixe um comentário