viagem à lua: dúvidas

Os americanos foram à lua? Ou filmaram aquilo na terra? Os americanos são aldrabões. São um tipo de especial de aldrabões. Dados às grandes aldrabices. Não existe maior aldrabice do que o sistema financeiro. O que nos leva a acreditar que foram mesmo à lua?

Vimos na TV. Sim, está bem. Todos viram. Todos acreditaram. Nada que não tenha acontecido com o sistema financeiro. Os americanos são uns aldrabões tão grandes que continuam a fingir que o sistema financeiro é uma coisa séria. E encontram quem ecoe as suas inverdades. Existem sempre uns cientistas e uns opinion makers disponíveis.

E nós? O que nos leva a acreditar que os americanos foram à lua? Acreditámos muito tempo. É sobretudo isso. Tal como no sistema financeiro. Mas éramos pequenos. Qualquer um engana uma criança. É impossível uma criança não acreditar numa coisa em que todos os adultos acreditam.

E agora? Agora somos grandes. A ciência é uma religião que abandonámos. Agora somos gigantes. Como o gigante do Doraimon. E decidimos ir à procura da verdade.

Primeiro, são americanos, adoram cinema. Segundo, a bandeira mexe com o vento. Não há vento na lua nem ninguém toca na bandeira. Isso só seria possível se um objecto colidisse com a bandeira ou se algo abanasse o solo, o que não é provável. Terceiro, o céu surge sempre sem estrelas. Que numa lua sem atmosfera deviam ser omnipresentes. Diz a NASA que isso se deve ao solo muito luminoso. A câmara não podia conciliar numa mesma imagem um solo com muita luz e a as estrelas com pouca luz. Treta. E não puderam apontar em nenhum momento para o céu sem solo? Nem meia dúzia de segundos? Nem uma única foto? Treta. É plausível que se tenham esquecido ou abdicado de filmar por uns instantes o maravilhoso e único céu lunar? Nem pensar.

P.S.: Com estrelas qualquer astrónomo percebe pela posição das estrelas o local onde está. Tal como os navegadores portugueses do passado. O céu daquela lua não podia ter estrelas. O céu de uma lua a sério tem estrelas de noite e, espantosamente, de dia, por não ter atmosfera.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

11 comentários a “viagem à lua: dúvidas”

  1. Avatar de Vitor Silva

    1º – O facto dos despojos das missões Apollo poderem e já terem sido fotografados na superfície de Marte por satélites de diferentes países, sendo que, alguns dos quais adorariam evidenciar que os Americanos são uns aldrabões.
    2º – O facto ter havido milhares de cientistas de diversos países envolvidos ou seguindo as missões, que normalmente gente séria e não gosta de tretas.
    3º – O facto de haver rochas vindas da Lua, trazidas pelas missões, que não podiam ter sido encontradas na Terra e que correspondem a rochas da Lua

    Podia estar aqui a noite toda a esgrimir argumentos razoáveis.

    A estórinha do falsificação da missão Apollo tornou moda entre uma elite bem pensante que confunde ciência com fait divers. É um cartão de visita de como se é mais esperto que os outros e não se alinha com a carneirada.

    Já sei…O Elvis está vivo…

  2. Avatar de alex

    Eu vejo uma estrela às 10h. Olha lá bem.

  3. Avatar de alex

    Ah! Afinal é sugidade na lente.

  4. Avatar de transmutante
    transmutante

    Durante 40 anos acreditei que tinham ido à lua. Ninguém gosta de mudar de ideias passados 40 anos. A maior parte de nós nem conseguimos. Ao contrário do que pode parecer, é com uma certa tristeza que escrevo aqui estas coisas. Ninguém se sente muito feliz com a ideia de ser enganado durante 40 anos. Mesmo agora, estou longe de pensar, por um instante que seja, que ir à lua é uma impossibilidade.

    Acreditar na Apollo 11 significa, no entanto, acreditar em fotos disparatadas. Impossíveis. Em fotos que noutro contexto não acreditaríamos. Assim não, obrigado. Quarenta anos depois a fotografia, o video e o foto-chop vulgarizaram-se de uma forma inimaginável então. Já não é possível ver as imagens com os olhos inocentes de há 40 anos.

    P.S.: Quanto a essa história de andar por aí uma suposta elite que não acredita na ida à lua, tenho uma palavra a dizer. Sempre achei que os gajos que não acreditavam na possibilidade da ida à lua eram uns atrasados mentais. Nunca vi esses gajos como uma elite. Além disso, cago elites bem pensantes. Todos os dias. Vou à retrete e faço uma elite. Por vezes duas.

  5. Avatar de alex

    Só cagas elites duas vezes por dia?
    Eu tenho um comprimido milagroso…
    Passas a cagar elites 3 fezes por dia.
    Manda o cartão de crédito.

  6. Avatar de alex

    Oh Vítor
    1) Fotos de despojos de uma coisa que é documentada por fotos que alguns desacreditam é um paradoxo.
    3) Então e o meteoro que caíu no Yucatan, do qual eu duvido, mas muita gente corrobora, também veio de fora. As pedras da Lua também podem vir. Aliás, vendem-se na Feira da Ladra.

    As histórias de falsificação não têm origem em elites bem ou mal pensantes. São um subproduto da cultura americana da paranóia, da mania da perseguição e da teoria da conspiração. Não conseguem viver sem isso. E, claro, depois há gente que acredita… Assim como os que acreditam na viagem à Lua e no Pai Natal.

  7. Avatar de escrotinador

    Eu prefiro a Mãe Natal, rapadinha e com umas grandes mamas.

  8. Avatar de Vitor Silva

    Todas as teorias são verdadeiras até se provar o contrário. Na minha opinião, no caso presente não se prova o contrário, apenas se põem em questão, imagens filmadas em más condições e em condições de iluminação que ninguém pode reproduzir na terra com fidelidade.

    Ainda não vi um cientista de renome apoiar a tese da conspiração, mas se se pegar nos sites electrónicos da maioria dos jornais que publicitaram notícias sobre a ida à Lua, vê-se um chorrilho de gente, que nem percebe a mecânica básica do carro que conduzem, mas que são doutorados em atirar bitaites sobre coisas que não compreendem.

    É claramente uma moda, normalmente de quem não gosta da política americana.
    Eu estou-me borrifando para a política americana, mas por outro lado, gosto bastante de ciência e tenho pouca paciência para evangelistas dos 6º, do 7º ou de outro dia qualquer que até acreditavam que tinham sido feitos de merda de viesse escrito num livro sagrado.

    Sobre a viagem ou viagens à lua, O que eu sei basicamente, sem entrar em minuciosidades científicas, é que saiu um foguetão da terra à vista de milhares de pessoas, que fez um trajecto até à Lua que deve ter sido minuciosamente monitorado pelos russos e que esse foguetão regressou à terra à vista de toda a gente, com os mesmos três astronautas dentro e novamente monitorizado pelos russos.
    Se não estiveram na lua, estiveram aonde?
    A jogar uma sueca de três às voltas com o Michel Collins?
    Nem sequer sairam da terra?
    Para além disso, a missão foi seguida, por diversos telescópios e radio-telescópios até à face oculta da lua.
    Onde estão os milhares de conspiradores? Durante 40 anos ninguém deu com a língua nos dentes. Os Americanos são os maiores.

    Depois há as evidências, os artefactos que estão na superfície da Lua, no locais onde deviam estar, fotogrados por Americanos, Russos, Europeus, Japoneses.
    Estão todos envolvidos na conspiração?

    Quando há múltiplas explicações, a explicação mais simples é normalmente verdadeira, e neste caso, a teoria da conspiração é obviamente a mais complexa, Enquanto não me mostrarem que no local de anulagem da Apollo, não há lá nada, não vejo nenhuma razão para acreditar numa falsificação.

    Que eu saiba, não há rochas da lua na terra, sem ser as que os astronautas trouxeram e isso também é facilmente verificável por qualquer Geólogo, e mesmo que tivessem vindo num passado muito remoto, já não teriam as mesmas característica que as que vieram agora apresentam.

    Não caiu um meteoro no Yucatan?
    Então aquilo é o quê?
    Gostava de ouvir a explicação alternativa 🙂

  9. Avatar de transmutante
    transmutante

    O Nixon era mormon. Por sinal, um bom aldrabão.
    Os artefactos da Apollo 11 estão na lua. Como muitos outros. Inclusive os que os russos lá fizeram aterrar no mesmo dia. Isso não quer dizer que os astronautas lá tenham estado.

    Estava-se em plena corrida pela supremacia. De 4 em 4 anos havia jogos olímpicos. Era sempre uma guerra de propaganda. A superioridade do socialismo garantia à RDA uma supremacia desportiva inquestionável. E garantia também às mulheres da RDA bigodes farfalhudos. Mentia-se tanto quanto possível. No desporto e em tudo. Sem qualquer ética. Ou antes, patrioticamente.

    Conheço um algarvio que viu o módulo lunar ao vivo aqui há uns 20 anos. É engenheiro. Aquilo pareceu-lhe uma boa merda. Na altura, ainda longe destas polémicas, disse-me que era estranho que aquela coisa que parecia um brinquedo tivesse feito aquilo. Mas diga-se também que acho que nunca duvidou que fizesse.

  10. Avatar de alex

    Vítor

    É fácil ir à Lua. Até eu lá ia.

    Quanto à teoria da conspiração, mesmo que quem tenha lançado as primeiras dúvidas para o ar seja inteligente, o caldo psico-sócio-cultural norte-americano é propício à propagação de teorias da conspiração. Lembrem-se dos que afirmam que o Pentágono não foi atingido no 11 de Setembro e da quantidade de seguidores dessa teoria.

    Quanto ao Yucatan, exagerei. O que eu duvido é que o meteoro tenha sido a causa, ou causa única, da extinção dos dinossauros.

    ___________________________________

    Mutante

    Compramos um telescópio decente a meias e a prestações e tiramos as dúvidas.

  11. Avatar de generalcuster
    generalcuster

    Conforme previsto há 4 anos:
    os chineses chegam à lua e não encontram vestígios dos americanos, ahahah!

    http://www.newsbiscuit.com/2013/12/19/chinese-lunar-rover-finds-no-evidence-of-american-moon-landings/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *