Grande cegada

Passei o fim-de-semana a tentar resolver um problema com um programa meu, em PHP, que não me deixa ir de férias. Acabei por descobrir que era um bug do PHP.

Resolvi o meu problema, contornando o bug, mas decidi fazer um relatório de bugs para enviar para o PHP. Passei a tarde a fazer isso. Como eles querem ver o bug, tive que simular uma situação e colocá-la online. Isto envolve Web Services, cliente e servidor, e, com a configuração das minhas máquinas externas, o cliente não conseguia aceder ao servidor e por isso tive que redireccionar a resolução de nomes.

Aí começaram os problemas com o WordPress. Passei a ter pingbacks vindos não sei de onde, a comentarem posts automaticamente e a enviar-me emails. O Apache dizia que provinham do próprio servidor.

Desliguei o Chornal para ver o que se passava. Actualizei o WordPress. Os pingbacks continuaram.

Os acessos às máquinas remotas (que estão aqui mesmo ao lado noutra rede) estavam lentos, por isso fiz um reboot do PC Windows que já estava ligado há 15 dias. No arranque, o RAID queixou-se de que um disco tinha ido para o caralho.

Foda-se.

Desliguei as máquinas e fui jantar. Enquanto jantava pensei.

Depois de marcar os discos, aspirar o pó nos cabos, ligar e desligar cabos, descobri que tinha sido um mau contacto num dos discos. Os discos SATA são uma merda. Isto nunca me aconteceu com discos IDE. Um disco IDE, depois de ligado, funciona até morrer.

Liguei a máquina já sem erros de RAID, mas deu “BOOT FAILURE, INSERT DISK”.

Foda-se… 1 TB de dados, código, trabalhos… O último backup foi há 15 dias, embora todo o trabalho que estou a fazer actualmente seja remoto (e essas máquinas têm 5 backups diários integrais guardados em máquinas diferentes, todas em RAID).

Cabeça fria nestes casos nunca fez mal. Pensei: isto é um RAID 5, logo os registos estão distribuídos pelos vários discos; ora, este disco já tinha “pifado” e deixou de receber a sua parte dos registos; quando o liguei estava desactualizado e o CPU leu um registo de boot inválido, com pedaços correctos e incorrectos.

Desliguei o disco, reiniciei a máquina e arrancou, sem redundância, mas arrancou. Limpei a partição do disco “marado” e recoloquei-o no RAID. Há 2 horas que o RAID está a ser reconstruído.

Entretanto, adicionei uma linha ao Rewrite Engine do Apache para recusar todos os acessos locais produzidos pelo WordPress. Isto deve ser um bug do WordPress, mas para já deixou de ser uma preocupação para mim.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Grande cegada”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    Fosga-se… Isso é que sõ férias???
    Sábado à noit, sardinhas em Alcochete. Quem alinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *