Piratas Somalis

Portugal e as novas colónias

A Somália não tem lei nem roque. E vai daí, todas as potências estrangeiras têm lá um bocadinho só delas. Já não bastava usarem as águas territoriais somalis para despejar lixo tóxico e nuclear, agora também largaram ferro nas águas da Somália e não permitem que os somalis lá naveguem.

Até Portugal lá está. Foi para isso que votámos? Puta que os pariu. Somos nós os novos piratas somalis.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “Piratas Somalis”

  1. Avatar de Jorge Ventura

    Ha uma diferenca consideravel entre permitir actos de pirataria , que ‘e o que as armadas ocidentais estao a fazere “permitir que os somalis la naveguem”.

  2. Avatar de carnide
    carnide

    Viva a frente Polisário!
    – – –
    Ooops, fora de moda?

  3. Avatar de alex

    Jorge, a situação nas águas da Somália é muito mais complexa do que aquilo que os nossos governos nos vendem e os nossos media nos transmitem.

    Neste momento, as potências ocidentais abordam todas as embarcações somalis, sejam ou não piratas, com o pressuposto de que o são. Se lermos bem a notícia do Público:

    Mais cedo, a marinha francesa tinha libertado três alegados piratas que tinham sido capturados a bordo do que se suspeitava ser uma “embarcação mãe”.

    A ausência de armas a bordo fez com que os indícios recolhidos não fossem considerados suficientes para servirem como prova.

    Ou seja, os navegadores somalis são culpados, até prova em contrário.

    Por outro lado, segundo a AlJazeera, algumas empresas ocidentais vão lá largar lixo tóxico e nuclear (1) e há mesmo fotos de contentores que deram à costa no tsunami de há uns anos no Índico (2).

    Eu não posso ir à Somália confirmar isso com os meus olhos, pricipalmente porque é perigoso, mas desconfio que haja alguma verdade nessas notícias.

    Sendo assim, e uma vez que alguns piratas somalis já declararam agir em defesa das águas limpas e contra a impunidade dos despejos que estão a fazer adoecer as populações costeiras que comem o peixe tóxico, parece-me que as coisas não são tão simples como eles serem os maus e nós os bons.

    Mas enfim, o tempo dirá o que realmente se está a passar neste momento. Entretanto, temos um sítio seguro onde largar os nossos lixos tóxicos para podermos continuar a ser uns países desenvolvidos, evoluídos e politicamente correctos.

    (1) – http://english.aljazeera.net/news/africa/2008/10/2008109174223218644.html
    (2) – http://somalimonitor.com/blog/archives/767

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *