Destruir talibãs

Os EUA insistem em destruir a cultura afegã. Objectivo: limpeza étnica. Já tentaram no Vitename, na Coreia, na Somália, no Iraque e o resultado foi sempre sair de rabo entre as pernas.

Começaram por lutar contra os talibãs, eventuais terroristas (alguns seriam-no, outros não). Depois, os efeitos colaterais – morte de mulheres e crianças inocentes – levaram cidadãos pacíficos a juntarem-se ao movimento rebelde – movimento que tenta expulsar os invasores – e agora lutam contra uma pátria inteira. Como sempre, o desfecho final é: ou limpam o país de pessoas, ou saem de rabo entre as pernas. Aposto neste último… Mas vai morrer muita gente.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

8 comentários a “Destruir talibãs”

  1. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Tás a confundir o Iraque com o Afeganistão. Ninguém fez mais para destruir a cultura afegâ que os próprios Talibãs. O governador geral do Afeganistão (nomeado pelos usa), é um ex-afegão emigrado nos USA à muitos anos e que aceitou essa tarefa. Não ouves/lês ataques terroristas no Afeganistão como ouves no Iraque, porque ele não cometeu os erros estúpidos que o Bremer cometeu no Iraque. E isto dá pano para mangas e não cabe tudo num post….

  2. Avatar de alex

    Os Talibãs originais ram um misto de cultura da Ásia Central, com uma aculturação muçulmana mais ou menos recente e com apoio financeiro e orientação política da Fundação Bin Laden.

    No Afeganistão também têm morrido muitos inocentes e neste momento os rebeldes não são só talibãs: são também gajos que perderam as famílias à custa de fogo “amigo”.

  3. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Os Talibãs originais foram criados nas madrassas do Paquistão pelos serviços secretos paquistaneses com o apoio financeiro dos usa com o intuito de regressarem ao Afeganistão e combaterem os sovieticos. Como qualquer bom monstro de Frankenstein, o monstro fugiu ao criador….

    Como já referi, há aqui pano para mangas e não cabe nos posts…

  4. Avatar de alex

    Não fugiram ao Criador Paulo, eles nunca estiveram sob a alçada do criador. Eles estavam a defender o que era deles. E é por isso que não vão desaparecer nunca.
    O criador era o gajo que os ajudava financeiramente, apenas isso. Ontem era um, hoje é outro.

  5. Avatar de alex

    Há uma descrição interessante na Wikipédia sobre isso.

  6. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    In artigo da Wikipedia – “.. Taliban received valuable training, supplies and arms from the Pakistani government, particularly the Inter-Services Intelligence (ISI),[9] …”

    O “gajo que os ajudava financeiramente” eram os usa originalmente. Quando o império sovietico ruiu, com a ajuda dos Talibã, os usa passaram a ignorá-los e a ajuda passou a ser fornecida pelo Bin Laden e aí está….o monstro a fugir aos criadores…

  7. Avatar de UKaines
    UKaines

    Um caso típico de poupança e investimento.

  8. Avatar de alex

    Pois. Foi um reaproveitamento de mão-de-obra especializada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *