Frio do caraças

Cheguei ao táxi ainda há pouco (meia-noite) e, depois de 2 tentativas para o desatolar da lama, lá consegui à 3ª tentativa. O termómetro exterior marcava 2º C. O vidro estava um pouco sujo e, por isso, decidi lavá-lo com o limpa pára-brisas e água…

Não era sujidade era gelo. A água que lancei produziu ainda mais gelo e deixei de ver. Encostei e tentei limpar o gelo com a única coisa que tinha à mão: papel de jornal. A melhor solução é limpar com uma maçã cortada ao meio, mas não tinha nada disso ali naquele desterro. Lá consegui, a muito custo, abrir uma nesga de visibilidade, do tamanho de uma rata, naquela camada de gelo. Entrei e guiei durante 4 km apenas com um olho – o que via através da rata – porque o outro não via nada. Depois, com o calor do motor, porque a chaufagem está avariada, o gelo começou a derreter e tudo voltou ao normal.

Moral da história: não lavem os vidros do carro, ou tenham uma alimentação saudável (an apple a day keeps the doctor away), caso contrário estão condenados a andar com o olho colado à rata.


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Comentários

11 comentários a “Frio do caraças”

  1. Avatar de OVesgo
    OVesgo

    E o outro, estava colado adonde?

  2. Avatar de camarao k dorme...
    camarao k dorme…

    ó taxista a agua não congela a 2 graus. isso faz-me lembrar uma anedota:
    durante uma aula de instrução de mancebos da gnr, o sargento instrutor pergunta á classe a quantos graus fervia a agua. fez-se um breve silencio e la respondeu um recruta a medo.
    – 90 graus , meu sargento.
    – Sua ganda abécula! retorquio o instrutor. voce é uma besta, a 90 graus ferve o angulo recto!

    para tirar o gelo do para brisas é com um raspador de plastico. e na noite anterior pode-se cobrir o vidro( do lado de fora ) com um cartão. sao actos rotineiros que tenho de fazer todos os dias de manha por aqui.quando chego ao bote são 6 negativos, no outro dia estavam 14 abiaxo e durante o dia 9 negativos. foda-s eque isto é k é frio.

  3. Avatar de alex

    Claro que não congela a 2ºC. Mas começa a formar pontes de hidrogénio (ligações de gelo) a 4ºC. E o vento a bater no pára-brisas rouba energia, evapora a água e baixa a temperatura da mesma. Daí o gelo.

  4. Avatar de OVesgo
    OVesgo

    Essa pontes têm portagens?

  5. Avatar de camarao k dorme...
    camarao k dorme…

    perante tais factos académicos remeto -me á minha ignorancia e nem vale a pena dizer mais nada.
    pode ser k o gelo formou-se mais cedo quando a temperatura era inferior ou o termometro do taxista estava errado.

  6. Avatar de alex

    Vá lá um gajo saber…

  7. Avatar de alex

    Ó Vesgo, vê lá se te calas.
    Se o Sócrates te ouve, começa a cobrar portagens pelo gelo que tens no congelador.

  8. Avatar de al
    al

    e é bem capaz… as pontes de hidrogénio existem a qualquer temperatura na água líquida (e noutros líquidos com átomos electronegativos e átomos de hidrogénio disponíveis), prevalecendo a temperaturas abaixo dos 4ºC.

                        /
    H - O        H ... O
         \      /       \
          H ...O         H
                \       .
                 H ... O - H
                      /
    

    Se não fossem as pontes de hidrogénio, a água era um gás nas condições de pressão e temperatura “normais”…. algo “desinteressante” dado que as estruturas organizadas não são compatíveis com a elevada entropia (desorganização) das fases gasosas e a vida (tal qual a concebemos) não teria surgido e, portanto, não havia maçãs, nem olhos, nem ratas, nem taxistas…

    Mas não confundir o abaixamento de temperatura por efeito do vento com esse facto -neste caso trata-se de dois calores latentes: a) de evaporação -a energia necessária à evaporação de parte da água; vai ser fornecida pela fracção de água que congela – b)de fusão

    Claro que o que se devia ter feito era usar o princípio do abaixamento crioscópico, segundo o qual, qualquer substância solúvel num líquido lhe provoca, mais uma vez por efeito entrópico, um abaixamento da temperatura de fusão (e já agora um aumento da temperatura de ebulição). Nos países onde se prevêem atempadamente os nevões, há carradas de sal (excelente para ajudar este fenómeno) para distribuir pelas estradas e, portanto, não permitir que a neve/gelo se conserve sólida a temperaturas até -20ºC, o que ajuda a manter as estradas livres de gelo…e os para-brisas também…
    Cá em Portugal os organismos de Protecção Civil, qual funcionalismo público no seu melhor, não accionam os meios quando os metereologistas prevêem nevões e temperaturas baixas… ah e tal, não é normal, e tal… dá mais frissom deixar nevar e barrar a passagem das pessoas e bens (e é tema para os telejornais terem algo que fazer) do que ter os (poucos) limpa-neves já nos locais onde “de certeza” vão ser necessários

    Já agora, a água do GNR até podia ferver a 90ºC, se ele estivesse a uma altitude de cerca de 3000m. Já cozi ovos com água a ferver a 83ºC (no cimo dos Andes 🙂

  9. Avatar de alex

    Ora aí está um comentário interessante, que corrige umas falhas minhas e explica algumas coisas pendentes.
    Não me passava pela cabeça que as pontes de hidrogénio existiam a qualquer temperatura, mas também nunca tinha pensado nisso e obviamente que faz sentido.
    Por outro lado, talvez falte dizer que, por cada grama de água que evapora por acção do vento, são removidas 540 calorias ao sistema. É claro que o vento a roçar a água no pára-brisas também fornece energia ao sistema, mas alguma da energia vem certamente da água que fica, assim, a uma temperatura inferior à temperatura ambiente. Chegando aos 0ºC, basta remover mais 80 calorias para que 1g de água se transforme em gelo. (ver mais >>)

  10. Avatar de OVesgo
    OVesgo

    Eu uma vez vi um ponto onde a água era 3 em um: gas, liquido e gelo. Mas foi só uma vez, e já foi há muito tempo.

  11. Avatar de A melhor cozinheira do mundo

    Ó Vesgo… tu deves ver uma grande coisa, deves…

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