timing

Ontem lá foram buscar o ex-presidente do BPN. Após anos de investigação da operação furacão. Meio ano depois de o homem passar os bens para a mulher e divorciar-se. Agora que já não lhe podem levar nada. Agora que já nada tem, coitado. Agora que já é quase um pirata somali. Chegaram pois a tempo e horas.

E em que bom momento surge esta notícia. Dava mesmo jeito que surgisse uma notícia destas. No momento em que dá jeito convencer o parvónio de que o estado está cá para fazer justiça. No momento em que se preparam para “salvar” mais um banco. Desta vez o Banco Privado Português. Ou talvez mais alguns, talvez mais estes. No momento em que o cidadão contribuinte vai entrar com mais uns milhões.

É importante salvar o Banco Privado Português. Custa uns módicos 150 milhões de contos. Supomos que por baixo, como de costume, que já nos vamos habituando a estas coisas. E com isso garantimos a felicidade de 3000 depositantes. Ou seja, pagamos 50 mil contos por cada depositante. Por agora. Um bom negócio e que certamente será em favor de muitos desprotegidos.

publico

P.S 1.: Entretanto lá se vão salvando bancos com o argumento de que é para manter a confiança do cidadão no sistema financeiro. Mais um paradoxo. O investimento em bancos falidos é a maior fonte de descrença no sistema financeiro. E não só no sistema financeiro, no estado também.

P.S.2: O ministro das Finanças foi considerado pelo Finantial Times como o pior ministro das finanças da UE. Um título a ter em conta quando avaliamos a qualidade das suas decisões. Temos qualidade, temos gente capaz, venham daí mais 6-2. Cinco dias depois de aparvar o orçamento de estado para 2009 descobriu que os pressupostos do orçamento se alteraram, o homem tem jeito para a função. Parece bem informado, deve ter tirado um curso de econometria na farinha amparo.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “timing”

  1. Avatar de alex

    Eh pá! Isto merece 2 comentários:

    1) Tens praí mais um aninho do que eu, mas falas como um velho: continuas a fazer contar em escudos. Fazes-me lembrar a minha avó e os vinténs.

    2) Não digas mal dos cursos da farinha amparo. A farinha amparo é uma instituição nacional. bidé: amparo

  2. Avatar de João
    João

    Após ler este comentário só me vem à cabeça uma frase…. “A dor de cotovelo dói mas não mata”.
    É verdade, pois o único comentário que vejo tem só e apenas que ver com “fortunas”, pois bem… e os funcionário desta instituição?
    Elementos de grande competência e esforço que todos os dias enfrentam a realidade de elementos tacanhos que vêem somente o conceito de fortunas (porque as não tem, e nem capacidade possuem para as terem…. temos pena!),
    Na verdade a instituição BPP, mais não é que um apetitoso alvo da cobiça de quem se diz muito chocado com o pedido de apoio…. não será chocado por dessa forma já não conseguir ganhar a aquisição de uma instituição de extrema competência? Ou será apenas porque é um elemento que pretende conseguir ganhar preponderância no mercado financeiro no qual é um mero participante.
    Não na realidade as palavras que tem sido escritas/ditas nos vários órgãos de comunicação servem apenas para ocultar os verdadeiros interesses …. ganância de ganhar estrutura, e conseguirem ter os verdadeiros participantes na gestão das fortunas…. isso mesmo especializar os adquirentes com as mais-valias que o BPP possui…. Massa crítica de extrema competência.
    Em resumo deixemo-nos de cinismos, todos queremos ter a fortuna que tanto denegrimos, no entanto apenas o mais “honestos” que ficam chocados é que através das suas artimanhas vão conseguir obter, ou talvez não….
    Vamos olhar para a realidade e deixar de ser meros invisuais da realidade que nos é apresentada, o BPP é uma instituição que faz o seu trabalho, e que serve na perfeição o seu objectivo, olear a estrutura financeira e permitir que o mercado económico se mantenha em funcionamento, se é a gerir fortunas ou meramente a gerir estrutura do mercado…. cumpre a sua função.
    Já agora um pequeno esclarecimento para os menos esclarecidos… o BPP está a pedir uma aval, ou seja para os menos cultos, um fiador que é o estado, mas não está a pedir dinheiro ao estado Português.

    Forte abraço colegas bancários, pois estamos todos no mesmo barco…. a remar pelo avanço de um pais tacanho e pouco inteligente, que apenas olha para o seu umbigo.

  3. Avatar de ValeAz

    Ena pá. Até parece que trabalhas para mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *