Perante a crise financeira diversos países da UE resolveram dar uma garantia ilimitada aos depósitos bancários. Portugal também. Graças ao sr. engenheiro. Em tudo o que é merda estamos sempre na linha da frente.
Garantias sempre houve. Mas ilimitadas? Ilimitadas nunca. Porquê? Porque é preciso ser demasiado estúpido para dar uma garantia ilimitada. Porque uma garantia ilimitada é um cheque em branco. É uma garantia sobre algo que se desconhece. E que os últimos acontecimentos mostraram que se desconhece mesmo.
O que se garante com uma garantia ilimitada? Bem, os depósitos dividem-se em dois tipos. Os grandes e os pequenos. Eu tenho dos pequenos. O Belmiro tem dos grandes. Os depósitos pequenos, como os meus, já estavam garantidos por legislação anterior. Os depósitos grandes, como os do Belmiro, passam a estar garantidos pela garantia ilimitada. Que o governo vai dar. E que o contribuinte vai pagar com língua de palmo. Os depósitos do Belmiro já estão livres de perigo. Os do Amorim também. Os dos governantes e de todos os ricaços também. Já posso ir dormir descansado.
Deixe um comentário