Egipto – X

Minuto a minuto: Tahrir já festeja o fim de Mubarak

Mubarak vai anunciar que transfere o poder para o Exército, diz um responsável do Governo egípcio à CNN, explicando que “não se trata de um golpe no sentido tradicional”.

O Egipto é a Alemanha do Norte de África. O Egipto não pode deixar o poder cair na rua. E isto pode ser uma solução de compromisso. Acho que os egípcios não vão notar a diferença, quem é que sentia a presença do Mubarak no dia a dia das suas vidas?

O mais importante é que a desordem não leve a uma guerra civil que alastre para Israel… senão para o ano que vem só cá estão os insectos.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Egipto – X”

  1. Avatar de transmutante
    transmutante

    Aqui há dois dias um convidado defendia na TV portuguesa aqueles que, para ele, deviam ser os principais objectivos do ocidente para o médio oriente,por ordem de importância:
    1º – proteger israel
    2º – proteger as rotas do petróleo
    3º – combater o fundamentalismo islâmico
    E depois o mesmo convidado alvitrava a solução ideal: o exército deveria tomar o poder nos próximos meses para assegurar uma transição.

    É esta a estratégia do ocidente para o egipto. O ocidente está demasiado comprometido com o Moubarak. O ocidente não quer que o Moubarak seja envolvido num banho de sangue. O ocidente prefere que outros façam o banho de sangue. Enquanto assobia para o lado e reclama pelos direitos humanos. O povo não sabe disso, mas está mais protegido com o Moubarak, que por acaso até é um gajo que sempre foi moderado, do que com os gajos que o ocidente quer que fiquem à frente daquilo.

    P.S.: Entretanto, alguém devia enviar comida…

  2. Avatar de alex

    Eu estou-me nas tintas para Israel. Israel até podia não existir. Mas existe e tem que ser levado em consideração sempre que se fala de uma solução para o Egipto. Israel é perigoso. Os muçulmanos ressabiados também. É preciso encontrar uma solução que mantenha a situação equilibrada como está…

    O melhor era ficar tudo na mesma.

    Ou então mudar de forma absolutamente controlada. Que se foda a liberdade (ou a paciência) dos egípcios. Muito mais importante é aquilo não degenerar numa guerra incontrolável. Puta que pariu os defensores das liberdades que arfam como meninas com o cio. O que eu QUERO é paz. Os egícios também, só que estão cegos.

  3. Avatar de transmutante
    transmutante

    Os egípcios só querem comida. É uma coisa deveras estranha que o equilíbrio de todo o médio oriente se possa resolver com uns pratos de comida, mas é verdade. Desta vez é assim. Venha daí a comida e o povo vai para casa, ou para a praia, como tu dizias, até com o Moubarak no governo. Até agora não ouviste nenhuma palavra de ordem contra israel, nem contra o ocidente. E se a comida chegar depressa não chegas a ouvir.

    É a falta de comida que é insustentável e não a falta de democracia. No Egipto. No Magrebe. E agora na Bolívia. E, provavelmente, em breve, em mais alguns países.

  4. Avatar de alex

    Já ouvi e ouvimos todos não uma palavra, mas um palavrão, contra Israel. Alguém fez estoirar o gasoduto que vai por Israel para a Jordânia.

    E aí é que estão os problemas. Não é nas palavras, mas nos actos. Se “alguém” se lembra de lançar meia dúzia de mísseis contra Israel, e isso é muito provável que aconteça, depende de duas coisas apenas: dos ânimos exaltados e de algum “amigo” colocar no Egipto meia dúzia de mísseis e lança-mísseis. E, no meio desta confusão toda, esse “amigo” já deve estar a tratar do assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *