Portugal é o terceiro país do mundo que menos cresceu nos últimos 10 anos. Do mundo! Incluindo Ásia e África. Crescimento do PIB. Crescimento nominal, claro. Crescimento não ajustado à inflação. Crescimento para baixo, pois então. Em linguagem de gente. Portugal é o terceiro país que mais se afundou nos últimos 10 anos.
Estamos de parabéns. Junte-se a isto a dívida externa dos portugueses. Junte-se o estado à beira da bancarrota. Junte-se o não termos qualquer actividade produtiva de jeito. Então e os gregos? Os gregos? Estão a milhas. Somos muito melhores do que os gregos. Nós avisámos. Sabíamos que isto ia acontecer.
Como chegámos aqui? Uma década de optimismo. Ano após ano, vitórias, sucessos. Choques tecnológicos. Um mundo novo a cada dia do ano. Apostas na exportação não se sabe bem de quê. Investimentos na educação e na requalificação. Investimentos em tudo. Doze anos de governo PS interrompidos por dois do PSD. Que mostrou estar igualmente à altura. Que trocou uma dívida de 200 milhões de contos por uma de 800 milhões. Somos governados por uma elite a quem estamos gratos. Vivam eles. Viva o sócrates, o cavaco, o loureiro, o oliveira e o coelho. Sócrates 4ever. Cavaco 4ever.
P.S.: Terceiro lugar. Uma honra. Terceiros em 160 países. Só superados pela Itália e pelo Haiti. E o Haiti teve um terramoto, fez batota.
Deixe um comentário