Somos Neandertais

Acabou a clausura da espécie.

A classificação das criaturas em espécies é coisa do passado. Os neandertais já foram Homo sapiens neanderthalensis – enquanto nós éramos Homo sapiens sapiens – depois passaram a Homo neanderthalensis porque passaram a ser considerados de outra espécie…

Agora, Svante Pääbo sequenciou o genoma de um homem de Neandertal e encontrou no nosso genoma partes do genoma dos neandertais. “Cruzámo-nos”, assegura ele, “e deixo essa guerra das espécies para outros”. Mas com isto deitou por terra a classificação das criaturas em espécies, que preconiza, entre outras coisas que animais de espécies diferentes não se cruzam ou, se o fazem, não são fecundos.

in Há um bocadinho de Neandertal dentro de nós


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Somos Neandertais”

  1. Avatar de OMesmoDeSempre
    OMesmoDeSempre

    O Zilhão já o sabia.
    Ele ficou ciente desse facto quando analisou o menino do lapedo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Menino_do_Lapedo

  2. Avatar de alex

    Sim, mas o que está nessa página da Wikipédia não diz nada de revolucionário. Não diz, por exemplo, que os híbridos gerados por cruzamento das “espécies” podem ter descendentes.

    E não o diz, porque a definição de espécie é essa mesmo: “espécies diferentes não se cruzam porque não se atraem, ou no caso de se cruzarem e terem descendência, essa descendência não é fecunda”.

    E isso é que é revolucionário neste novo trabalho. Houve cruzamento entre duas “espécies” (aqui entre aspas porque o termo espécie deixou de ter significado), e esse cruzamento gerou descendência fecunda. A prova disso é o ADN do neandertal presente no nosso ADN.

  3. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    Quando o Zilhäo o disse a partir do Menino do Lapedo, caíram-lhe em cima, ai e tal, isso näo pode ser. Lá está, como é do Sul, näo é de fiar (ver http://economia.publico.pt/Noticia/quando-se-e-do-sul-ese-menos-credivel_1434360).

    Será que lhe väo chamar novamente Homo sapiens neanderthalensis? É que se forem espécies diferentes supostamente gerariam híbridos estéreis.

    Mas já sabemos o que se passou… quandas as cro-manhoas boazonas chegaram à Península Ibérica, os luso-neandertais caíram-lhes em cima. Täo claro como água. Desses instintos nasceu o comportamento do macho ibérico, que assim que vê estrangeiras boazonas é um ver se tu avias. Né, esperminador?

    … isto vai ser giro quando os racista usarem este argumento para “explicar” a superioridade intelectual dos nórdicos, visto eles nunca se terem misturado com os neandertais. Pudera! No tempo destes o Norte da Europa pra cima de do Vale do Neander estava debaixo de glaciares!

  4. Avatar de alex

    A definição de espécie também assenta sobre diferenças no ADN. Não sei qual a percentagem necessária de diferenças, mas penso que foi esse o motivo (apesar de não conhecerem o ADN como conhecem hoje) que levou a mover a classificação do homem de Neandertal de Homo sapiens neanderthalensis para Homo neanderthalensis, ou seja, a classificá-lo numa nova espécie.

    Mas agora a definição do que é uma espécie vai ter que mudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *