Os briCCCC

Dos briCCCC só conta a China. Os outros são fogo de vista. O Brasil tem vivido dos resursos naturais, actualmente vive do petróleo, não tem soluções de futuro, é um país sul americano típico. A Rússia anda a toque de porrada, e o povo está desiludido de 90 anos de comunismo que não lhes deu absolutamente nada, nem a eles, nem ao país. Pelo contrário, só tirou. Poluiu toda a União Soviética de Leste a Oeste, esgotou os grandes lagos, que sem massa aquática fizeram subir as terras, deslocar as placas tecnónicas e provocar os terramotos mais mortíferos dos últimos séculos, para além de muitas outras desgraças. A Índia é um país complexo, tem as populações mais pobres do mundo, mas também as mais ricas. É um país de contrastes sociais, uma democracia gigantesca mas injusta, uma amálgama de culturas e religiões, e um sítio onde há outras preocupações e outras questões sociais a resolver para além de crescer e de se tornar a primeira potência mundial. Sobra a China.

A China vai crescer e desfazer o mundo ocidental. A OMC foi um acto de Justiça para com o mundo em desenvolvimento, mas ao mesmo tempo, um tiro no coração do mundo desenvolvido.

O único problema com que a China se depara neste momento é a energia. A China precisa de petróleo para crescer. E a China quer crescer em 10 anos o que o Japão cresceu em 20. A China quer ser o maior país do mundo. E vai sê-lo. Mas precisa de energia. E se depender do petróleo para crescer, então tudo se torna imprevisível, pois o preço do petróleo pode chegar a valores inimagináveis por via das necessidades chinesas.

É por isso que a China está a apostar fortemente em energias renováveis. São parques eólicos a perder de vista.

E é por isso que a próxima solução energética vai nascer na China, da cabeça de um cientista chinês. Uma coisa simples e revolucionária. Um ovo de Colombo, uma solução integrada na natureza, como tudo o que vem da cultura chinesa. Mas vai nascer na China. Podem escrevê-lo.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

9 comentários a “Os briCCCC”

  1. Avatar de oKikas
    oKikas

    Cheira-me a chinesisses…

  2. Avatar de alex

    Foi um indiano pago com dinheiros da américa. A américa tem destas coisas: paga, e como paga consegue comprar os melhores cérebros.

    Mas há duas questões:
    – Não é esta ainda a grande fonte de energia do futuro. Falam de percentagens de 40%, de 60%. E isso não é solução para os chineses.
    – Os inventores chineses estão bem escondidos, fem fechados em bunkers isolados das ofertas de dólares americanos. E é assim que se consegue um corpo de cientistas nacionalistas. Ainda vamos ter uma surpresa.

  3. Avatar de alex

    Como eu dizia, a Índia não conta. Foi um indiano que inventou, mas assim que os américas souberam, meteram-lhe dinheiro à frente do focinho e ele deixou de ser indiano.

    Isso dificilmente acontece nos bunkers científicos da China, onde os cientistas trabalham em prol da Grande Nação que é e vai ser a China.

  4. Avatar de Jesus Cristo
    Jesus Cristo

    O meu papá disse que vinha aí o dia do boom. Mas que ainda não é amanhã. O papá diz para terem calma.

    Lembrou-me que aqui à uns anitos era “Ai Taiwan Ai o Japão vai-nos foder! Ai Senhor salva-nos.” E o papá riu-se um bocado e disse, “não fiz pevas e a coisa resolveu-se por si: Taiwan acompanha os ricos nas crises e no Japão já quase deixaram de trabalhar.”

    O papá diz ainda que: “Grande Nação? Ainda não aprenderam? Isso foi à quase oitenta anos e foderam-se.”

    Para além disso já querem Volvos. O que diz mais acerca do futuro do que todas as cartas do Professor Mamadu.

    “Acham mesmo que os Chineses vão passar o resto dos seus dias a comer arroz?” O meu papá diz para pensarem de novo.

    E o papá diz também que só no Ocidente é que os Chineses são todos iguais. “Eu não os fiz todos iguais” disse-me com ar pensativo.

    O papá manda avisar que, antes do domínio mundial, muita agua passará debaixo das pontes, e para termos cuidado com “os amanhãs que cantam”. Certezas? “Só no fim do Jogo” como disse o eminente filósofo.

  5. Avatar de Zuruspa
    Zuruspa

    Após 20 anos de mudança de sistema desenfreada, já era tempo de deixarem de culpar a URSS das maleitas do mundo, com a breca. Essa poluição toda e esgotamento de recursos naturais até foi… normal, dado que o Zé dos Bigodes teve de transformar um país medieval em moderno… em 20 anos, em vez de mais de 200 como na Europa Ocidental! Por isso na altura até no “Ocidente civilizado” lhe teciam loas!

    No tempo da URSS dizia que a russalhada era ineficiente porque tinha levado com 500 anos de burocracia czarista; agora é porque levou com 70 de burocracia soviética; daqui a pouco será porque levou a burocracia actual, e nada muda.

    Conclusão: os russos não prestam, seja que sistema for. Não é defeito (de determinado sistema), é feitio (de conseguir só implementar o pior de cada)!

    PS (salvo seja, uga-se!): após o fim da URSS, os EUA aumentaram não sei quantas vezes a poluição gerada… não obstante os avanços tecnológicos. Pó c@r@lh* com tanta hipocrisia! Então se os soviéticos eram maus, que serão os americanos agora?

  6. Avatar de Zuruspa
    Zuruspa

    Já agora, ó JC, o grande filósofo era o João Pinto I, não o II… Este mesmo:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Domingos_da_Silva_Pinto

  7. Avatar de Jesus Cristo
    Jesus Cristo

    É verdade Zuruspa, é verdade. Foi o I.

  8. Avatar de Jesus Cristo
    Jesus Cristo

    O meu papá disse-me também que o melhor é os chineses irem ver bem o que é que passa debaixo das pontes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *