a europa do zé manel

O zé manel ganhou um segundo mandato. Nós congratulamo-nos. Corríamos um risco de que assim não fosse. De que voltasse. Daquilo já cá temos de sobra.

A UE continua à deriva. Perante a maior crise da sua história não arranjou melhor do que um burocrata cinzento e obediente a qualquer coisa que a gente não sabe o que é. É mais do mesmo portanto. Mais daquilo que nos trouxe ao sítio onde estamos. A sociedade “só de conhecimento”, a desmaterialização da economia, o endividamento, o fim de regalias sociais, o belicismo, o estado policial invasor da esfera privada.

Os sinais que se seguem são preocupantes: vamos ter um responsável pela política externa e pela segurança. O que indica uma centralidade do militar na política externa. Uma tristeza. E não é pior porque as guerras custam dinheiro. Que é coisa que há cada vez menos. Graças a deus.

A europa cai em todas as frentes. No económico e no social. É a europa cujas directivas passaram a, directa ou indirectamente, normalizar por baixo todas as formas de suporte social e de direitos cívicos. Querem-nos fazer crer que foi primeiro no económico e depois no social. É mentira.

Esta, a do zé manel, é uma europa que está a milhas da europa de que precisamos. A 500 milhas. As pessoas de esquerda continuam a ver nas instituições europeias o farol da civilização. Vá-se lá saber porquê. Quanto mais depressa esta europa acabar mais depressa se faz outra no mesmo sítio.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “a europa do zé manel”

  1. Avatar de alex

    “Destruir para construir de novo”

    Isso é o apanágio dos partidos de extrema esquerda em Portugal. Lembro-me do BE, nas penúltimas eleições europeias a dizer isso do então projecto de Constituição Europeia. Antes do BE eram os partidos maoístas e marxistas-leninistas. Os Khmer vermelhos também foram assim: mataram toda a gente e agora é só gente nova.

    Mas nos EUA – o outro extremo do círculo, yin e yang tocam-se – isso também é assim. Passam a tempo a implodir prédios velhos (com 10 anos) para construirem prédios novos, para terem os prédios mais bonitos do mundo, os melhores do mundo, os mais tecnológicos do mundo, os mais altos do mundo. É destruir para construir de novo no mesmo lugar.

    Eu contento-me com pouco: um Ferrari e duas ucranianas para mim chega.

  2. Avatar de generalcuster
    generalcuster

    A gaja tem é umas belas mamas.
    Para revolucionária, que é geralmente um tipo de mulher muito fraco, até que nem está nada mal.

  3. Avatar de pco69
    pco69

    mas se o ze nao ganhasse, podia ser que convidassem o sousa. isso daria uma alegria enorme ao ti belmiro e ‘a vovo manela….

    mas tal como prefiro que o meu clube ganhe mesmo com um penalti inventado, tambem prefiro um cinzento portugues a um brilhante alemao……

  4. Avatar de freedomfighter
    freedomfighter

    Vais ter que ir à procura de outras mamocas, ó general. Isso já são imagens muito antigas. Em 2009, essa gaja estava com 72 anos. Entretanto, esta semana, deixou de estar, resolveu não fazer os 73.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *