É a coisa mais complicada que já apanhei, depois da configuração do Sendmail.
Se procurarem na net@, os comentários são do tipo: “não são miscíveis”; “se queres nfs, desliga a firewall”; “incompatíveis”; etc.
Da última vez que tive que configurá-los em conjunto – para poder criar um sistema de backups automáticos de todas as máquinas Linux – usei o tcpdump para inspeccionar os pacotes que passavam até conseguir ter uma firewall robusta, mas que deixasse passar nfs. Mesmo assim, foi preciso usar uns truques extra: tive que incluir as linhas seguintes no ficheiro ‘/etc/services’ de todas as máquinas envolvidas, para que o mountd usasse sempre a mesma porta:
mountd 33334/tcp
mountd 33334/udp
Desta vez, depois de ter instalado as primeiras 3 máquinas virtuais com a nova versão do Slackware, notei que as máquinas não comunicavem via nfs. Foram dois dias de pesquisas de vária ordem, mas desta vez usei o ethereal ao invés do tcpdump.
Acabei por descobrir que há uma diferença subtil como a nova versão do cliente de nfs faz a negociação: antes usava UDP, agora usa TCP. Tanta vez olhei para aquilo e não vi nada. Lá configurei a firewall interna para deixar passar pacotes TCP no porto do nfs e ficou a funcionar.
Deixe um comentário