Nunca tive problemas destes em Linux. Em Linux posso desfazer o RAID e fazê-lo de novo e o sistema nem dá por isso. Quando o RAID fica disponível, é como se nunca tivesse sido desfeito.
Em Linux já tive dois problemas com RAID e bastou desmembrá-lo, recriá-lo e ele recupera logo de seguida. Das duas vezes não era uma problema de hardware, mas apenas uma incoerência qualquer de software.
Penso que desta vez era o mesmo, mas em Windows as ferramentas estão todas desagregadas, ninguém conhece ninguém (curioso, pensei que o Linux é que era assim) e, portanto, quando refaço o RAID, ainda preciso de usar mais duas ferramentas de origens diferentes para o poder colocar a funcionar. Com sorte.
Desta vez parece que não tive sorte. Na próxima vez, tento primeiro as seguintes soluções, por ordem:
- Instalo e corro o IMSM da Intel para tentar resolver o problema
- Desligo o computador, retiro o disco, noutra máquina apago-lhe as partições, verifico-o, e coloco-o de novo. Nunca mexo na informação da BIOS relativa ao RAID.
Decidi, então, comprar um disco novo para fazer backups dos discos que estavam em RAID 1, uma vez que o Windows estava instável.
O que é que se passou entretanto?
Depois de montar novamente o RAID, deixei de ter erros de RAID. Os erros passaram a ser de Windows. Erros estranhos com o sistema de ficheiros. Mesmo depois do chkdsk e de mais 3 ou 4 correções (sfc /scannow, etc). Mas o mais estranho é que apenas as aplicações importantes pifaram: o antivírus, o Windows Installer, ou seja, estou desconfiado que fui caçado por um worm qualquer. Como tenho backups de tudo, decidi limpar os discos e arrancar de novo.
E… Curioso. Instalei o Windows 7 SP1 novo original numa máquina nova e fiz os 180 updates que ele pediu. Instalei também o antivírus AVG 2014 FREE. Não instalei mais nada
Após o último update do Windows, a máquina nunca mais arrancou.
Estive 4h à espera que os updates terminassem e acabou nisto.
Precisava desta máquina para copiar os outros discos marados (do RAID) para um disco de 2TB novo que comprei, mas parece que o dia em que vou abandonar o Windows está cada vez mais perto.
E mais curioso ainda: arranquei de DVD com o Windows Repair e escolhi um Restore Point anterior aos dois últimos Critical Updates que tinha feito. O Repair pediu desculpa, mas não conseguiu fazer o Restore.
O problema será o AVG? Acho que vou instalar o Windows de novo e não faço updates nem instalo anti virus, desligo-o da rede e copio os discos. Depois logo se vê.
Deixe um comentário