O VirtualBox não se dá bem com o ReiserFS. Nem com este sistema de ficheiros nem com outros mais atuais como o ext4. Já tive problemas, há uns anos atrás com o ext4. Quando saiu, quis criar todas as mihnhas máquinas virtuais com ext4 e estavam sempre a estoirar dentro do VirtualBox. Acabei por descobrir que havia uma dificuldade do lado do VirtualBox.
Nos últimos anos, todas as minhas máquinas virtuais usam ext3 como sistema de ficheiros. Em relação ao host, não há problema algum: todos os discos estão em ext4.
Mas aqui há uns dias, quando remodelei a rede e criei uma nova máquina virtual, já não me lembrava com clareza das restrições e criei-a com ReiserFS. Sabia que não podia ser ext4, mas não me lembrava de mais nada. Após duas atualizações do kernel mal sucedidas e uma nova instalação de sistema, pensei que tinha havido algum erro nos pacotes de instalação e que já estaria tudo bem. Hoje, quando atualizei de novo o kernel, o sistema voltou a dar uma erro após correr o lilo: uma estranha mensagem de sistema de ficheiros só de leitura que não me deixava fazer nada.
Foi aí que pus a hipótese do VirtualBox ser incompatível com o ReiserFS. Voltei a reinstalar de novo o sistema operativo na máquina virtual mais recente, mas agora com ext3. Vamos ver se era isto.
Deixe um comentário