Oracle VirtualBox

O Oracle VirtualBox é uma dor de cabeça. Se estiver a funcionar, o melhor é não mexer.

A última vez que tinha mexido nele foi para atualizá-lo da versão 4.1.12 para a versão 4.1.18. Correu mal. As máquinas virtuais deixaram de arrancar em modo headless.

Antes disso tive problemas de memória. As máquinas virtuais estoiravam sem se perceber porquê. Foram quase 6 meses até a Oracle resolver o problema.

Hoje decidi atualizar o sistema operativo de todas as máquinas (virtuais e hosts) para a versão 3.7.1 do kernel do Linux. O VirtualBox deixou de arrancar no host. Nem sequer compilava. O erro que produz é:

/tmp/vbox.0/r0drv/linux/memobj-r0drv-linux.c:1465:38: error: ‘VM_RESERVED’ undeclared (first use in this function)

Ora, segundo este fórum, o nome VM_RESERVED foi removido do kernel do Linux a 8 de outubro de 2012, com a saída da versão 3.7 (a 10 de outubro).

Passados 4 meses, a Oracle ainda não tem uma versão do VirtualBox para o novo kernel do Linux. Novo já com 4 meses.

Depois de descobrir qual era o problema, percebi que não tinha alternativa: tinha que desinstalar o kernel e substituí-lo pela versão anterior. É uma operação extremamente delicada: são imensos ficheiros em cerca de 10 pacotes e se me esqueço de algum, a máquina (o host) deixa de arrancar.

Tenho um espelho da versão de desenvolvimento do Slackware, o meu Linux preferido. Mas geralmente não tenho cópias das versões anteriores. Por acaso, quando saiu a versão 14 do Slackware, fiz dois ficheiros ISO com o sistema e as fontes. Montei os ISOs e copiei os ficheiros para uma diretoria local:

# mount -o loop -t iso9660 slakware-14.0-1.iso /mnt/iso
# cp -r /mnt/iso/* slack14/
# mount -o loop -t iso9660 slakware-14.0-2.iso /mnt/iso
# cp -r /mnt/iso/* slack14/source/

e depois usei o slackpkg para remover os pacotes novos e instalar os antigos.

Felizmente os gateways são todos máquinas físicas, e assim pude consultar a net@ para procurar soluções.

Aproveitei e instalei a versão 4.2.6 do VirtualBox, que a minha 4.1.12 já era de 9 de abril passado.

À conta de tudo isto, ficámos sem Chornal durante umas 4 horas, e eu só vou dormir agora às 6h da manhã. E amanhã tenho o motor do limpa parabrisas do carro para arranjar.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Oracle VirtualBox”

  1. Avatar de alex

    O motor do limpa parabrisas está bom, ou mais ou menos bom. Tem o rotor todo comido por causa de pedaços de ferrugem que se acumularam e moeram as guias do rotor. Mas funciona. Meio torto, mas roda.

    O problema – e eu já descofiava disso por causa do comportamento dos limpa parabrisas – é a roda dentada que liga ao sem-fim do rotor. O sem-fim do rotor é de metal, mas a roda dentada desmultiplicadora é de plástico e está moída num dos troços, o que não permite que o limpa parabrisas avance. Vou tentar encontrar uma roa em 2ª mão ou, caso não haja, um motor completo.

    Na próxima tenho que comprar um Rolls Royce ou um Lamborghini, onde não há peças de plástico.

    Automóveis de merda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *