Upgrade de servidor

O gateway da rede de PCs para a DMZ e para a net já é bastante antigo e lento. Além disso, vou fazer grandes alterações em toda a estrutura e vou precisar de uma máquina auxiliar. Decidi comprar uma nova motherboard para substituir o dito gateway e a board velha fica como máquina auxiliar durante a restruturação.

Comprei uma motherboard, memória, uma placa gráfica e um processador. O socket da MB é daqueles LGA1155 no qual o processador apenas encosta e depois é apertado com um grampo. Só faltava colocar o processador, mas aquilo não tem forma fácil de se lhe pegar. Saltou-me da mão e caiu em cima do socket. Aparentemente estava tudo bem. Coloquei o processador e o dissipador, liguei à corrente e…

Quando liguei a máquina, não arrancava. Testei as peças todas uma por uma. Coloquei mais massa condutora entre o processador e o dissipador. Só faltava ver se o processador estava bem encaixado. Retirei-o e reparei que o socket estava danificado. Peguei numa lupa e vi dois pinos minúsculos dobrados.

Terei sido eu? Terá sido quando o processador caiu? Mas caiu apenas de uma altura de meio centímetro… Já viria assim de fábrica?

Era 1h da manhã de 6ª feira para sábado e não me apetecia esperar por 2ª feira para ir trocar a MB caso fosse mesmo defeito de fábrica, ou comprar outra caso fosse erro meu. Decidi endireitar os dois pinos de contacto.

Já em 1996 o meu primo queimou um co-processador 387SX por tê-lo montado ao contrário e derreteu um pino. Tive que refazer o pino, refazer também o encaixe na board, e a máquina ficou a funcionar sem problemas.

Com uma lâmpada de eletricista mesmo por cima do socket, uma lupa numa mão e uma agulha de coser na outra, lá endireitei os pinos que estavam bastante dobrados. Aquilo é tão minúsculo que demorei meia hora a colocar os dois pinos na posição correta.

A máquina já funciona.

———————

Agora estou a braços com a gravação do DVD com a nova versão do Slackware para instalar no novo gateway. Estou a tentar gravar um ISO num DVD-RW e o Windows 7 não consegue. Para além disso quase inutiliza os DVDs. Se não fossem RW já tinham ido uns 5 ou 6 com os porcos.

Entretanto arranjei uma ferramenta freeware alternativa para gravar o ISO, mas já falhou uma vez. Estou a tentar a 2ª vez. Se isto continua assim, monto uma máquina com Win XP e uso o meu Nero antigo de 32 bits.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Upgrade de servidor”

  1. Avatar de Nuno

    Porque não usar uma pen usb para fazer a instalação? Os leitores de cds e dvds têm o seu fim à vista…

    http://slackwiki.com/Install_Slackware_Using_A_USB_Flash_Drive

  2. Avatar de alex

    É uma hipótese. Mas nesse caso tenho que criar uma pen bootable. Vou ver o que se pode fazer em relação a isso. Na próxima vou tentar assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *