Afinal havia outra…
Afinal há mesmo problemas entre o VirtualBox e o sistema de ficheiros ext4: ver aqui e aqui. É estranho que a Oracle não assuma isso de forma aberta, que não informe os utilizadores e deixe que milhares de utilizadores gastem tempo precioso e percam dados fundamentais antes de descobrirem algures, num sítio recôndito da net@ que o software deles tem bugs e que eles se comportam como uns vendedores da banha da cobra.
A questão é que a Oracle também vende este produto. Tem uma versão/licença de utilização grátis e uma licença paga. E o software é (quase) o mesmo (pode ser o mesmo ou não, depende da utilização).
E quem é que compra um software para alojar máquinas virtuais que corrompe os dados? Dados de desenvolvimento, bases de dados, etc. Só um masoquista…
Então a Oracle cala-se e vende gato por lebre. Isto não dá direito a prisão nos EUA? Pelo menos a grandes multas dá.
Bem, voltando então a soluções construtivas, o problema relatado uns dias atrás, tem que ser resolvido de outra forma.
Segundo a Oracle, não posso usar ext4 no host, e isso já não estou a fazer (mudei tudo para ReiserFS h+a uns dias). Além disso tenho que desactivar a cache de I/O no host para os controladores dos discos virtuais e isso vou fazer daqui a pouco (é a opção por omissão, mas eu tinha-a activado porque foi-me aconselhado algures como solução antes de encontrar esta) [não fiz antes, oprque tenho que desligar as máquinas virtuais para alterar a sua configuração]. O comando é o seguinte:
VBoxManage storagectl <nome_máquina> --name SATA\ Controller --hostiocache off
Vamos ver se isto resolve o problema. Vou dando notícias…
Deixe um comentário