Crise na rede

Tive para aqui uma crise, mas não cheguei a perceber o que aconteceu.

Tive que trocar o switch da rede de PCs com o switch da rede externa e acho que fiz asneira. Devia ter desligado as máquinas antes de tirar os cabos de rede dos switches. Era a hora dos backups e estavam imensos ficheiros a ser transferidos.

Quando liguei os cabos de novo, havia máquinas que não respondiam. A máquina principal (onde estão pendurados quase todos os servidores virtuais) ficou num estado instável: deixei de conseguir comunicar remotamente com ela. Liguei, então, um teclado e um monitor à máquina e, ainda assim, nada feito. Tive que a desligar da corrente, o que é sempre mau pois pode destruir o sistema de ficheiros.

Normalmente, no Linux, os sistemas de ficheiros transacionais recuperam sem falhas deste tipo de problemas. Até agora parece estar tudo bem com a máquina principal e com as máquinas virtuais exceto uma que ainda não arrancou. Vamos ver.

Entretanto, com isto tudo, ficámos sem Chornal durante meia hora.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Crise na rede”

  1. Avatar de alex

    Pois é. Há uma máquina virtual marada. Felizmente é uma máquina pouco impotante. Vou tentar recuperar. Se não conseguir, crio-a a partir dos backups.

  2. Avatar de alex

    Arranquei com o DVD virtual e corri o fsck (filesystem check) para reparar o sistema de ficheiros.

    fsck /dev/sda2

    Depois corri o lilo pois a mensagem de erro dizia que não encontrava o sistema de ficheiros.

    Mas não funcionou. Amanhã recupero a partir dos backups.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *