Enxertos


Amanhã vou enxertar um pessegueiro e duas oliveiras. Ficam aqui algumas dicas.

Enxerto de borbulha

Enxerto de garfo: Enxertia de garfo para principiantes

Enxerto de oliveira

PDFs com informação para enxerto de oliveiras:
Enxertia de Oliveiras (1)
Enxertia de Oliveiras (2)

Períodos mais apropriados para os enxertos (de SRARN)

Espécie Época de enxertia
Abacateiro Junho a Setembro
Ameixieira Janeiro a Março
Anoneira Março e Maio
Castanheiro Março e Abril
Cerejeira Janeiro a Março
Citrinos Março a Setembro
Damasqueiro Janeiro a Março
Diospireiro Fevereiro a Março
Macieira Janeiro a Março
Mangueiro Junho a Setembro
Nespereira Junho a Agosto
Pereira Janeiro a Março
Pessegueiro Dezembro a Janeiro

 


12 comentários a “Enxertos”

  1. Boa noite.
    Desde já parabéns pelo trabalho apresentado. Gostaria de saber se as épocas de enxertia que refere são para qualquer tipo de enxertia ou só dá para enxertia de garfo!? Obrigado
    Cumprimentos.

  2. Não sou especialista de enxertos, mas penso que as datas são as mesmas, pois devem ter a ver com a fisiologia das árvores, ou seja, de quando as suas raizes estão mais ativas, e consequentemente, os ramos e folhas menos ativos.

  3. Bom dia
    Moro na Europa ( Portugal), gostaria de saber qual será a melhor época do ano para efectuar a enxertia em abacateiros , visto que tenho dois ainda pequenos e gostaria de efectuar a operação antes de os colocar no solo.

  4. De acordo com a tabela acima, as enxertias em abacateiros devem ser feitas de junho a setembro. Essa tabela foi retirada, em 2015, de uma página que já não está disponível, da Secretaria Regional de Agricultura da Região Autónoma da Madeira.
    A única referência a abacateiros que encontro agora é a seguinte: Biologia floral do abacateiro.
    Têm uma caixa para colocar questões. Tente pôr-lhes a questão.

  5. Boa noite, à semelhança do 1° comentário gostaria de confirmar se os períodos de excertia indicados são independentes do tipo de excertia (borbulha ou garfo), pois na minha zona (norte/centro de Portugal Continental) diz-se que nesta altura (Janeiro) para o pessegueiro a excertia pode fazer-se de garfo, mas que é melhor fazer de borbulha e nesse caso é melhor esperar que a árvore comece a “puxar” lá pelo fim de Fevereiro inicio de Março.
    Congirma?

  6. Boa noite, à semelhança do 1° comentário gostaria de confirmar se os períodos de enxertia indicados são independentes do tipo de enxertia (borbulha ou garfo), pois na minha zona (norte/centro de Portugal Continental) diz-se que nesta altura (Janeiro) para o pessegueiro a enxertia pode fazer-se de garfo, mas que é melhor fazer de borbulha e nesse caso é melhor esperar que a árvore comece a “puxar” lá pelo fim de Fevereiro inicio de Março.
    Confirma?

  7. Penso que sim. O marmeleiro é a árvore mais utilizada oara enxertos. Veja o vídeo seguinte e tente entrar em contacto com o autor.

  8. Boa noite
    Tenho umas nogueiras para enxertar agradecia saber qual o melhor tipo de enxertia a fazer ? já ouvi falar em borbulha que tinha uma taxa muito alta de sucesso …será’? qual a melhor época de enxertar borbulha .. Obg

  9. Olá. Não sou especialista de enxertos. Tenho feito alguns com sucesso, nomeadamente, de cerejeiras em pessegueiros, mas para esse caso (nogueira), o melhor é procurar na net uma solução.
    Já agora, os meus enxertos com mais sucesso são os de garfo.

  10. Boa tarde.
    Tenho umas nespereiras que nunca dão fruto comestivel.
    Poderei enxertar anona em pau de nespereira?
    Muito obrigado.
    Antonio Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *