Horta – X

Coloquei mais uma nespereira na terra. Já são 4. Todas juntas umas às outras e próximas de um carvalho, uma oliveira, um ácer e uma macieira.

Ontem fui apanhar 30 canas, com cerca de 4 metros de altura cada, e hoje montei uma grade ao longo da parede das cepas para as parreiras e videiras poderem subir e apanhar sol.

Comecei a plantar os tomateiros que nasceram aqui de semente (variedade primitiva). Semeei 17 para ver como se dão. Ainda faltam 31. Vão subir pela mesma grade das cepas. O problema é que receio que tenham pragas comuns, como os escaravelhos verde e dourado (Chrysolina herbacea) que andam a comer as folhas de videira e os rebentos de uva. Esmago-os um a um assim que os apanho. Alguém conhece uma erva qualquer, que eu possa plantar, que afaste este bicho?

Chrysolina herbacea

2 comentários em “Horta – X”

  1. Não, não consegui resolver. No ano passado, todos os dias passava nas videiras e apanhava os bichos à mão.
    Este ano não fiz isso, mas tenho dois problemas maiores: umas minhocas pequenas que comem as folhas e o míldio. Tive poucas uvas, apesar do, no início, ter tido muitos rebentos, e por isso estou seriamente a considerar a aplicação de calda bordalesa no próximo ano. Não queria, porque o sulfato de cobre mata toda a vida quando cai na terra, nomeadamente as minhocas e bichos de conta, mas talvez colocando umas proteções em plástico no chão minimize o problema.
    Como é que combate o míldio? Com calda bordalesa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *